2 Nov 2017 23:51
E se fazer história fosse… inventar a história? A pergunta envolve uma perturbação, tingida de ironia — mas então fazer história não é, justamente, procurar o conhecimento, não inventá-lo? Digamos que a pergunta adquire outra (e mais interessante ressonância) se a formularmos no território específico do cinema e, sobretudo, se nos lembrarmos que fazer história não é (sublinho: não é) transcrever o que quer que seja. Porquê? Porque a apropriação dos factos históricos se faz sempre através de algum sistema de linguagens que, em última instância, definem a nossa posição no mundo.
No caso de "Peregrinação", João Botelho arriscou — e arriscou muito — para partilhar connosco a ideia de que a história também se pode fazer por música. Literalmente: o relato histórico de Fernão Mendes Pinto, evocando as suas aventuras pelo planeta Terra, no século XVI, integra canções de Fausto, do lendário álbum "Por Este Rio Acima" (1982), agora refeitas e, de alguma maneira, reinventadas por Luís Bragança Gil e Daniel Bernardes. A história diz-se, revive-se, encena-se, reencena-se e… canta-se — fazer história é, assim, desafiar os limites das linguagens históricas dominantes.
É verdade: "Peregrinação" é um filme genuinamente patriótico, num tempo em que o niilismo (televisvo, antes do mais) todos os dias nos empurra para concebermos o nosso país — e, em particular, a nossa história — como uma colecção de anedotas mais ou menos deprimentes. Sensível às muitas e, por vezes, doloras contradições da nossa história, Botelho faz um filme em que a epopeia e a coragem podem coexistir com o desencanto e a derrota. Dito de outro modo: este é um passado que sentimos como visceralmente presente.