27 Fev 2015 21:42
O ator norte-americano Leonard Nimoy, que ficou conhecido pela personagem Dr. Spock, na série "Star Trek", morreu hoje na sua casa em Bel Air, aos 83 anos.
Susan Bay Nimoy, mulher do ator, afirmou que a morte se deveu à evolução da doença pulmonar crónica obstrutiva de que o ator sofria.
Leonard Nimoy era natural de Boston, onde nasceu em março de 1931. Era o segundo filho de emigrantes ucranianos e o pai era barbeiro. Começou a atuar em pequenas produções teatrais aos oito anos e em finais da década de 40 foi tentar a sorte em Hollywood, mas só conseguiu uma sucessão de pequenos papéis.
Para ele, a fama chegou no pequeno ecrã quando em 1966 foi escolhido para interpretar o primeiro oficial da nave Enterprise na nova série "Star Trek", criada por Gene Roddenberry.
Nem mesmo as baixas audiências que fizeram com que Star Trek" fosse cancelada após três temporadas, impediram que se desenvolvesse um culto em redor de tudo o que tivesse a ver com a série. Nasceram os "trekkies" e Nimoy ganhou um enorme e entusiasmado grupo de fãs.
Apesar de ter tido uma vasta carreira, não só na representação em cinema, teatro e na direção de atores, mas também na área da fotografia, e como autor de poesia, Leonard Nimoy para sempre conhecido pela personagem que interpretou nos anos 1960 e foi com ela que teve de lidar toda a vida.
Em 2009, J.J. Abrams convidou-o a retomar a pele de Mr. Spock no renascimento de "Star Trek" e quatro anos depois voltou a chamá-lo para a sequela, "Além da Escuridão: Star Trek".