7 Mai 2015 9:30
É um facto: a programação do Festival de Cannes dá cada vez mais importância aos títulos clássicos, em cópias restauradas, a par dos documentários que abordam o próprio trabalho de realizadores e actores.
Este ano, aliás, o cartaz oficial do certame evoca a figura de Ingrid Bergman (depois de Marcello Mastroianni ter sido o destaque de 2014). Sobre a actriz sueca, consagrada por Hollywood, será possível ver "Ingrid Bergman, in Her Own Words", de Stig Björkman.
O convidado de honra da secção "Cannes Classics" será Costa-Gavras, presente na sessão especial de apresentação do seu filme "Z", distinguido com o Prémio do Júri na edição de 1969 do festival.
Entre os clássicos que regressam em novas cópias incluem-se:
— "Citizen Kane" (1941), de Orson Welles, é um dos títulos que serve para assinalar o centenário do nascimento de Welles, a par dos documentários "Orson Welles, Autopsie d’une légende", de Elisabeth Kapnist, e "This Is Orson Welles", de Clara et Julia Kuperberg.
— "Ascenseur pour l’Échafaud" (1958), de Louis Malle, um dos títulos lendários que lançaram a Nova Vaga francesa, com Jeanne Moreau e Maurice Ronet — banda sonora original de Miles Davis.
— "Rocco e os Seus Irmãos" (1960), de Luchino Visconti, uma das mais espantosas tragédias operáticas do cineasta de "Morte em Veneza", com um elenco que inclui Alain Delon, Annie Girardot e Renato Salvatori.
Como já tinha sido noticiado, será também neste secção que Cannes dará a ver o filme de Manoel de Oliveira, revelado após a sua morte, "Visita ou Memórias e Confissões" (1982).
Além do mais, assinalando os 120 anos da primeira sessão pública de cinema (ocorrida a 28 de Dezembro de 1895), o festival promove também uma sessão especial com uma antologia de filmes restaurados dos irmãos Lumière.