14 Mar 2016 18:59

O ator Nicolau Breyner morreu segunda-feira, em sua casa, ao que tudo indica de causas naturais. Tinha 75 anos.

Natural de Serpa, no Alentejo, mudou-se para Lisboa com a família e estudou no Conservatório. A estreia no teatro aconteceu nos anos 60, na peça "Leonor Telles", dirigida por Ribeirinho.

Nos anos 70, ganhou popularidade fazendo dupla com Herman José em "Senhor Feliz e Senhor Contente" e, mais tarde, criou uma série de programas de humor e variedades onde se incluem "Eu Show Nico" e "Nicolau no País das Maravilhas".

Em 1982, foi co-autor e ator na primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia". Criou a produtora NBP, realizou diversas séries televisivas e fundou a escola de atores NBAcademia.

"A missão do actor é simplesmente emocionar as pessoas. Levá-las ao riso ou às lágrimas. Fazer com que nos odeiem ou nos amem. Enfim…. É fazê-las sonhar. Quando isso acontece, a vossa missão está cumprida". A frase, de Nicolau Breyner, inscrita no site da escola de atores NBAcademia, que fundou, possivelmente sintetiza o trabalho de uma vida ligada à representação.

No cinema, teve presença em dezenas de produções, com destaque para "Crónica dos Bons Malandros" e "O Fio do Horizonte", ambos de Fernando Lopes, "Os Imortais" [trailer], "Jaime", "Call Girl", "A Bela e o Paparazzo" e "Os Gatos Não Têm Vertigens", cinco filmes onde foi dirigido por António-Pedro Vasconcelos.



Enquanto ator de cinema trabalhou ainda com os realizadores Artur Semedo, António de Macedo, Henrique Campos, Edgar Pêra, Joaquim Leitão, Luís Galvão Telles, António da Cunha Telles, Leonel Vieira, Mário Barroso, Jorge Queiroga, João Mário Grilo, Jorge Paixão da Costa e Jorge Marecos Duarte.

Integrou ainda os elencos das co-produções "Comboio Noturno Para Lisboa", de Bille August e "Afirma Pereira", de Roberto Faenza.

Realizou também as longas-metragens "7 Pecados Rurais", "A Teia do Gelo" e "O Contrato". Tinha um gosto pelo cinema popular e a comédia "7 Pecados Rurais" foi o filme português mais visto nos cinemas em 2013, com 281.423 espectadores.

Nicolau Breyner estava a rodar a telenovela da TVI "A Impostora" e tinha participado nas filmagens de três longas-metragens que estão em fase de pós produção.

  • António Quintas c/ Tiago Alves
  • 14 Mar 2016 18:59

+ conteúdos