15 Ago 2016 20:20
Segundo dados revelados pelo site CineEuropa, tem-se verificado um crescimento regular dos investimentos europeus em cinema e televisão. Assim, entre 2010 e 2014, esse crescimento foi de 13,4%, em grande parte devido a novos modelos de incentivo fiscal.
Os valores constam de um relatório assinado por Julio Talavera Milla, no âmbito das actividades do Observatório Audiovisual Europeu — os respectivos conteúdos foram oficialmente divulgados na recente edição do Festival de Locarno (3-13 Agosto).
Este crescimento acontece em paralelo com o o aumento das receitas globais do mercado cinematográfico. No ano de 2015, tais receitas ascenderam a 7,3 mil milhões de euros, 16% mais do que no ano anterior.
Em parte motivado pelo sucesso de "Star Wars: O Despertar da Força", este aumento ficou também a dever-se ao impacto de alguns títulos cuja produção é de raiz europeia — entre eles figuram "007 Spectre", 24º título oficial de James Bond, e "Kingsman: Serviços Secretos", inspirado numa BD de origem britânica.