A curta-metragem "O Guardador", de Rodrigo Areias, foi desenvolvida a partir de um convite da Universidade da Beira Interior para o realizador orientar um workshop integrando um grupo de alunos e procurando quebrar as suas rotinas de trabalho, envolvendo-os na construção narrativa do filme.
O realizador regressou à paisagem da Serra da Estrela, onde rodou a longa-metragem "Estrada de Palha", gerindo meios escassos. Envolveu uma actriz local, mobilizou trinta estudantes, e utilizou uma câmara de bolso.
O argumento do filme e as relações entre personagens foram desenvolvidas a partir de quatro livros: "Constantino Guardador de Vacas e de Sonhos", de Alves Redol, "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro (heterónimo de Fernando Pesso) "O Capital", de Karl Marx, e a "Lã e a Neve", de Ferreira de Castro.
Rodado na Covilhã, "O Guardador" é uma crónica intíma sobre um homem que durante o dia guarda o seu rebanho, e à noite assume a condição de vigilante de um museu – o filme documenta o pequeno mundo de um pastor e segurança do Museu da Lã , abordando a solidão deste homem e refletindo sobre o valor do trabalho.
O CINEMAX CURTAS exibe o filme em estreia na televisão portuguesa numa altura em que "Ornamento & Crime", a mais recente longa-metragem de Rodrigo Areias, está em exibição nos cinemas nacionais (ver crítica recomendada).
Rodrigo Areias licenciou-se em Som e Imagem na Escola das Artes com e fez uma especialização em realização na Tisch School of Arts na Universidade de Nova Iorque.
É produtor de mais de 70 curtas, longas, vídeos e documentários e realizou 14 filmes, entre longas e curtas-metragens de ficção ou documentais.