15 Fev 2018 10:06
Começa esta quinta-feira, 15 de fevereiro a edição 2018 da Berlinale, o festival de cinema da capital alemã. Este ano, vão estar em foco os temas da descriminação, o assédio e os abusos sexuais.
Os organizadores declararam-se fortemente comprometidos "em lutar pela autodeterminação sexual e contra qualquer forma de abuso". Encorajam artistas ou espectadores a falarem sobre situações de que tenham sido vítimas e proporcionam aconselhamento e apoio gratuito.
A principal secção competitiva integra 19 longas-metragens que serão avaliadas por um júri presidido por Tom Tykwer. Na lista que concorre ao Urso de Ouro encontram-se "Isle of Dogs", de Wes Anderson – escolhido para a sessão de abertura -, "Don’t worry, he won’t get far on foot", de Gus Van Sant, "Eva", de Benoit Jacquot, "Mug", de Malgorzata Szumowska, "Pig", de Mani Haghighi, "The Prayer", de Cedric Kahn, e "Utoya 22. Juli", de Erik Poppe, sobre o atentado ocorrido no verão de 2011 numa ilha norueguesa que provocou mais de 80 mortos.
O ator norte-americano Willem Dafoe vai receber um prémio de carreira e terá uma curta retrospetiva do trabalho no cinema.
Fora de competição, destacam-se as antestreias de "7 days in Entebbe", do realizador brasileiro José Padilha, "The Looming Tower", de Alex Gibney, "La librería", de Isabel Coixet, e "Songwriter", de Murray Cummings, sobre o músico Ed Sheeran.
A 68ª edição do Festival de Cinema de Berlim termina no dia 25 de fevereiro.