5 Mar 2018 22:30
Quase quatro horas de Óscares onde pouco aconteceu e a audiência televisiva nos Estados Unidos caiu para mínimos nunca antes vistos. Apenas 26,5 milhões de espectadores, menos 19% do que na edição anterior.
Em 2017, a 89ª gala de entrega dos prémios da academia norte-americana de cinema foi vista por 32,9 milhões de pessoas, mesmo assim longe do melhor conseguido na última década: em 2014, ano em que "12 Anos Escravo" ganhou a categoria de melhor filme, a audiência chegou aos 43,7 milhões de espectadores.
As razões apontadas para o desinteresse do público repetem-se sempre que há uma quebra nos ratings. O The Hollywood Reporter chama a atenção para o facto de outros três grandes eventos televisivos recentes – Globos de Ouro, Grammys e a Super Bowl – terem todos sofrido do mesmo problema, menor audiência.
Outro meio de referência em Hollwood, o Deadline, refere que "A Forma da Água" foi o que maior receita de bilheteira conseguiu entre os cinco últimos vencedores do Oscar de melhor filme, descartando, por isso, a ligação entre sucesso nas salas e interesse na cerimónia. Por outro lado, lembra a previsibilidade do desfecho, com muitos dos que subiram ao palco do Dolby Theater a serem os mesmos que já tinham triunfado ao longo desta temporada de prémios.