13 Mai 2020 17:20
A história dos filmes é também feita de muitos esquecimentos e alguns reencontros… Há cerca de seis anos e meio (portanto, em finais de 2013), tive oportunidade de destacar aqui um belíssimo título da produção independente americana — "Temporário 12" ["Short Term 12"] —, referindo que a protagonista, a virtualmente desconhecida Brie Larson, poderia estar à beira de obter uma nomeação para os Oscars…
A nomeação aconteceu… mas dois anos mais tarde, graças ao filme "Quarto", de Lenny Abrahamson — Brie Larson ganhou. Hoje, é mesmo uma imagem forte no interior da indústria de Hollywood, mesmo se os desvios mais "espectaculares" da sua carreira ("Capitão Marvel", 2019) estão longe de fazer justiça ao seu imenso talento.
Pois bem, na altura, "Temporário 12" cumpriu uma muito discreta carreira comercial, sendo, por certo, desconhecido da maior parte do espectadores que viram Brie Larson em alguns dos seus títulos seguintes. A boa notícia é que o filme está actualmente disponível numa plataforma de streaming [Filmin].
Realizado por Destion Daniel Cretton (era a sua segunda longa-metragem, prolongando uma curta com o mesmo título, feita cinco anos antes), "Temporário 12" reflecte a sua própria experiência como profissional (temporário) de acompanhamento no seio de uma instituição de acolhimento de adolescentes com problemas de integração familiar e social. Criando uma subtil teia de contrastes emocionais, Cretton consegue retomar uma tradição narrativa & psicológica que, afinal, nem mesmo os super-heróis conseguiram anular.