6 Jan 2021 20:04
Foi "Bond Girl" ao lado de Roger Moore: a americana Tanya Roberts faleceu no dia 4 de janeiro, em Los Angeles — contava 65 anos.
A notícia da morte de Tanya Roberts começou por ser confirmada e desmentida. De facto, o seu agente Mike Pingel divulgou a notícia no domingo, dia 3, depois de a actriz ter sido internada no Cedars-Sinai Hospital, em Los Angeles, na sequência de uma queda em casa. Na verdade, sobreviveu cerca de 24 horas mais, acabando por ser vítima de diversos problemas que geraram uma infecção no sangue.
A sua figura é indissociável da história do Agente Secreto 007, ao longo da década de 80, quando Roger Moore assumia a personagem criada por Ian Fleming. Contracenaram em "007 – Alvo em Movimento" — original: "A View to a Kill" (1985) —, um dos títulos de 007 dirigidos por John Glen; Grace Jones e Christopher Walken integravam também o elenco.
Tornara-se popular alguns anos antes (1980-1981) através da interpretação de Julie Rogers na série televisiva "Os Anjos de Charlie". Em 1984, protagonizou um dos muitos títulos de aventuras que, depois do impacto dos primeiros filmes de Indiana Jones, pontuaram os anos 80: "Sheena, a Rainha da Selva", de John Guillermin, inspirado na banda desenhada criada em 1938 por Willy Eisner e Jerry Iger.
Foi-se afastando do cinema e, em boa verdade, a partir da década de 90 limitou-se a alguns papéis secundários de produções televisivas. Simbolicamente, um dos títulos mais importantes em que participou surgiu em 1978, quando era ainda uma desconhecida: o thriller "Fingers/Melodia para um Assassino" (1978), de James Toback, com Harvey Keitel no papel central — este filme seria refeito em França, em 2005, por Jacques Audiard, com o título "De Tanto Bater o Meu Coração Parou".