17 Mar 2021 22:12
Actor de impressionante presença física e subtil capacidade dramática, Yaphet Kotto faleceu em Manila, Filipinas, no dia 15 de março — contava 81 anos.
Nascido em Nova Iorque, com apurada formação teatral, começou a aparecer nos palcos aos 19 anos. Membro do Actors Studio, a sua persona cinematográfica ficou definida a partir de dois papéis emblemáticos durante a década de 70:
— primeiro, o vilão ‘Mr. Big’ em "007 – Vive e Deixa Morrer" (1973), contracenando com Roger Moore, sob a direcção de Guy Hamilton;
— depois, interpretando um dos elementos da tripulação da nave de "Alien – O Oitavo Passageiro" (1979), de Ridley Scott.
Ainda na mesma década, Kotto surgiu num dos títulos mais exemplares das transformações temáticas e narrativas por que estava a passar a produção americana: "Blue Collar" (1978), estreia na realização de Paul Schrader, dois anos depois de ter assinado o argumento de "Taxi Driver", para Martin Scorsese — um caso admirável de abordagem de um conflito sindical [trailer].
Entre os títulos mais significativos da filmografia de Kotto, encontramos ainda: "As Grades do Inferno" (1980), de Stuart Rosenberg, filme de prisão com Robert Redford; "A Câmara Secreta" (1983), drama de Peter Hyams sobre o poder judicial; "O Gladiador" (1987), ficção científica com Arnold Schwarzenegger com direcção de Paul Michael Glaser; e "Fuga à Meia-Noite" (1988), comédia policial de Martin Brest com Robert De Niro.
De qualquer modo, o seu papel de maior popularidade (pelo menos junto dos espectadores americanos) terá sido o detective Al Giardello na série "Homicide: Departamento de Homicídios" (1993-1999), criada por Paul Attanasio.