27 Set 2024
A atriz britânica Maggie Smith, uma lenda do palco e do ecrã, morreu aos 89 anos. “Faleceu pacificamente no hospital esta manhã”, disseram os seus dois filhos, Chris Larkin e Toby Stephens, num comunicado emitido sexta-feira. “Era uma pessoa muito reservada, mas esteve com os amigos e a família no fim da sua vida. Deixa dois filhos amorosos e cinco netos que estão muito tristes pela perda da sua extraordinária mãe e avó”, acrescentaram.
Maggie Smith conquistou o afeto do público internacional com o papel da Condessa Viúva, Lady Violet, na série televisiva “Downton Abbey”.
A sua carreira foi marcada por uma gama eclética de papéis e géneros: da madre superiora ao lado de Whoopi Goldberg em “Do Cabaret ao Convento” (1992) à professora Minerva McGonagall nos filmes de Harry Potter, da acompanhante neurótica em “Quarto com Vista Sobre a Cidade” (1986) à idosa sem-abrigo em “A Senhora da Furgoneta” (2015).
Ao longo da longa carreira, ganhou dois Óscares, seis BAFTAs (incluindo um honorário) e quatro Emmyss, com um total de 108 nomeações para todos os prémios combinados.
Nascida a 28 de dezembro de 1934 em Ilford (no sudeste de Inglaterra), Margaret Smith estreou-se nos palcos no Oxford Playhouse no início da década de 1950. Em seguida, integrou o elenco do Old Vic de Londres e do Royal National Theatre, onde teve uma série de sucessos ao lado do marido, o ator Robert Stephens.
A sua carreira cinematográfica arrancou na década de 1960.
Uma das artistas mais conhecidas e célebres da Grã-Bretanha, Maggie Smith foi nomeada Comendadora da Ordem do Império Britânico em 1990 e Companheira de Honra em 2014, em reconhecimento dos serviços prestados ao país no domínio das artes.
Foi casada duas vezes e teve os seus dois filhos, também atores, com o ator Robert Stephens.