04 Nov 2024

“The Mother of All Lies” de Asmae El Moudir, recebeu o Prémio de Melhor Longa-Metragem da 11.ª edição do Festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival, iniciativa que tem como missão divulgar o cinema feito por mulheres oriundas de países do Mediterrâneo, e que começou na quinta-feira, 31 de outubro. O júri explicou a escolha ao destacar a “criatividade e originalidade” da realizadora num filme que combina “a narrativa coletiva de Marrocos com uma narrativa profundamente pessoal”.

Na sua primeira longa-metragem, a cineasta tenta desvendar as mentiras que correm na família usando uma maqueta do seu bairro de infância e bonecos de cada um dos seus familiares. Com estes recursos, reencena a sua própria história.

O festival atribuiu ainda uma Menção Honrosa a “The Sea and Its Waves”, da dupla Liana & Renaud.

Entre as curtas-metragens, o prémio de melhor filme foi para “For Real”, Malou Lévêque. A coprodução luso-brasileira “Rinha”, realizada por Rita M. Pestana, recebeu uma Menção Honrosa nesta categoria.

Na secção Travessias, composta por filmes que abordam temas como migrações, racismo e colonialismo, venceu a curta-metragem turca “Things Unheard Of”, de Ramazan Kilic. “Les Chenilles” de Michelle Keserwany e Noel Keserwany receberam uma Menção Honrosa.

Os filme de escola, agrupados na secção Começar a Olhar, premiou o filme de animação “My Mother, the Sea”, de Aspasia Kazeli, uma coprodução entre a Estónia e a Grécia. Uma decisão dos elementos do júri que ainda entregou uma Menção Honrosa a “Anansi”, de Aude N’Guessan Forget.

O documentário “Pelo Sim Pelo Não”, de Laura Andrade, recebeu o prémio entregue a filmes da secção Começar a Olhar cujas equipas criativas integrem mulheres de nacionalidade portuguesa, ou estrangeiras, residentes em Portugal há pelo menos um ano.

“The Roller, the Life, the Fight” de Elettra Bisogno e Hazem Alqaddi e a curta-metragem “As cores do luto” de Mariana Lima Mateus foram as obras mais votadas pelo público.

O Festival Olhares do Mediterrâneo continua até ao dia 7 de novembro na Cinemateca Portuguesa, com a secção Olhares da Palestina.

  • CINEMAX - RTP
  • 04 Nov 2024 10:48

+ conteúdos