30 Nov 2024
O Porto/Post/Doc divulgou este sábado o palmarés da 11.ª edição. “Bogancloch”, de Ben Rivers, venceu a competição internacional com um filme que retrata a vida de um eremita dos tempos modernos, isolado numa vasta floresta das terras altas da Escócia.
“Espiral em Ressonância”, de Filipa César e Marinho de Pina, foi o favorito do júri na secção Cinema Falado onde se encontram obras que combinam o registo documental com outras técnicas, géneros, ou intenções. A longa-metragem atravessa momentos num espaço comunitário recentemente construído numa pequena povoação da Guiné-Bissau.
“As Noites Ainda Cheiram a Pólvora”, de Inadelso Cossa, sobre a guerra civil em Moçambique e as feridas ainda abertas que permanecem na sociedade, recebeu uma menção honrosa.
Entre as obras selecionadas no programa Cinema Novo, para curtas-metragens realizadas por estudantes portugueses, o prémio foi entregue a “Uma Crosta de Ferro”, de Vasco Barbedo, que o júri definiu como “uma visão precisa sobre a classe trabalhadora no Portugal de hoje”.
“Teaches of Peaches”, de Philipp Fussenegger e Judy Landkammer venceram a secção Transmission, dedicada a filmes ligados à música, com “um retrato honesto de uma artista e da sua luta para se manter relevante, duas décadas depois do lançamento do seu primeiro disco.”
A lista de vencedores da edição 2024 do Porto/Post/Doc completa-se com “A Cidade e os seus Mapas”, de Alexandra Guimarães e Gonçalo L. Almeida, na secção Working Class Heroes, e “Viagem a Gaza”, de Piero Usberti, que recebeu o Prémio Jovem.
O festival decorreu entre 22 e 30 de novembro, em diversas salas do Porto.