22 Mai 2015 1:38
Juárez, na cidade do México, junto à fronteira com os Estados Unidos, é um local estratégico no tráfico de droga e uma cidade onde atuam os mais violentos cartéis sul americanos. As disputas entre grupos rivais tornaram-se famosas em todo o mundo devido à violência que é utilizada na execução das vitimas, com frequente mutilação de cadáveres que são expostos em lugares públicos da cidade.
O canadiano Denis Villenueve dirige este filme de fronteira onde aborda o problema a partir dos Estados Unidos, seguindo a atuação do FBI, a polícia federal norte-americana. Emily Blunt interpreta Katy, uma agente que revela nervos de ação ao desmascarar um grupo de narcotaficantes que cometem crimes horriveis em território norte-americano e é destacada para integrar um grupo de operações especiais onde faz equipa com Matt (John Brolin) e Alejandro (Benicio Del Toro).
Estes dois operacionais atuam de forma estranha e não seguem as regras de conduta que Emily está habituada a respeitar. Eles desenvolvem uma série de ações irregulares, como entrar em território mexicano para prender um traficante que é raptado e interrogado nos Estados Unidos.
A ação de Alejandro é particularmente determinante porque ele pertenceu ao cartel de Medellín e tem um conhecimento muito importante do submundo mexicano. Ele é sicário, o renegado que atua com uma agenda própria, procurando concretizar uma vingança pessoal que serve os interesses do FBI.
"Sicario" é um thriller extremamente realista e brutal, com ótimas sequências de ação, e muito atual ao demonstrar de forma muito pormenorizada que os Estados Unidos utilizam técnicas sujas da guerra contra o terrorismo para combater os narcotraficantes no México.
Denis Villeneuve confirma ser um realizador que aprecia temátocas diferentes. Depois de ter adaptado o romance "O Homem Duplicado", de José Saramago, dirige um filme surpreendente sobre um problema atual mas que ainda não foi muito abordado no cinema recente.