02 Dez 2024
A princesa polinésia Vaiana lidera as bilheteiras norte-americanas no fim de semana do Dia de Ação de Graças com 221 milhões de dólares somados desde quarta-feira, de acordo com estimativas reveladas domingo.
O valor sobe aos 386 milhões de dólares considerando as vendas registadas este fim de semana em todo o mundo.
“Vaiana 2” que, na versão original, volta a contar com as vozes de Auli’i Cravalho e Dwayne Johnson, sucede à primeira longa-metragem lançada em 2016 e leva os espectadores por mais uma viagem mítica nas águas do Pacífico com o objetivo de quebrar uma maldição e reunir o povo do oceano.
Inicialmente concebido como uma série para o serviço de streaming Disney+, “Vaiana 2” ultrapassou os 125 milhões de dólares no mercado interno norte-americano obtidos por “Frozen 2” em 2019, também durante o período de Ação de Graças, de quarta-feira a domingo.
Passou a ser o filme com maior receita nos primeiros cinco dias nos cinemas norte- americanos, ultrapassando os 204,6 milhões do filme de Super Mario Bros. e a maior estreia para um filme da Walt Disney Animation.
Em segundo lugar na tabela de box office norte-americana ficou a adaptação ao grande ecrã do famoso musical da Broadway “Wicked”, com 118 milhões de dólares, após um forte arranque na semana passada.
O terceiro mais popular foi “Gladiador II”, outra grande produção. O filme de Ridley Scott ambientado na Roma antiga, que estreia 24 anos após o original, acumulou 44 milhões de dólares esta semana.
Os resultados combinados de “Vaiana 2”, “Wicked” e “Gladiador II” proporcionaram o fim de semana de Ação de Graças com maior receita na história das bilheteiras dos EUA e do Canadá.
É importante salientar que todos os valores referidos ignoram resultados anteriores ajustados à inflação – um detalhe que obriga a considerar estes “recordes” com alguma prudência.
De qualquer forma, os resultados proporcionam aos estúdios e aos cinemas algum motivo para celebrar. Nos últimos cinco anos, a indústria enfrentou os encerramentos prolongados durante a pandemia, a concorrência dos serviços de streaming e a dupla greve de argumentistas e atores no ano passado que reduziu a oferta de filmes no primeiro semestre de 2024.
“Wicked”, a adaptação do musical da Broadway que é uma prequela de “O Feiticeiro de Oz”, arrecadou 117,5 milhões de dólares no Dia de Ação de Graças. O seu total global após dois fins de semana nos cinemas atinge os 359,2 milhões de dólares, informou a distribuidora Universal Pictures. O filme ainda não estreou em todos os grandes mercados mundiais.
O épico de ação da Paramount Pictures, “Gladiador II”, a sequela de um filme vencedor do prémio de melhor filme há duas décadas, arrecadou 44 milhões de dólares no mercado interno durante o feriado e elevou o seu total global para 320 milhões de dólares.
Antes do fim de semana, a venda de bilhetes nos EUA e Canadá, no acumulado do ano, estavam quase 11% atrás do mesmo ponto em 2023, de acordo com dados da analista Comscore. Após as receitas do Dia de Ação de Graças, o déficit foi reduzido para 6,4%.
Ainda assim, as receitas permaneceram significativamente abaixo dos níveis pré-pandémicos. Até domingo, as vendas de ingressos domésticos para 2024 foram cerca de 24% menores do que no período homólogo de 2019.
Os próximos lançamentos com potencial de bilheteira até ao final do ano incluem “Kraven the Hunter”, a animação “Lord of the Rings: the War of the Rohirrim”, “Sonic the Hedgehog 3” e “Mufasa”: O Rei Leão”.
Melhor filme de animação da Disney em Portugal
Em Portugal, “Vaiana 2” foi visto por mais de 129 mil espectadores no primeiro fim de semana. A NOS Audiovisuais, que distribui o filme, afirma em comunicado que esta foi a melhor estreia de um filme de animação da Disney em Portugal, com uma receita de bilheteira superior a 820 mil euros nos primeiros quatro dias.