20 Jan 2023 17:26
O filme "A Oeste Nada de Novo", sobre um jovem soldado alemão na Primeira Guerra Mundial, lidera as nomeações para os prémios de cinema da academia britânica que serão entregues em Londres a 19 de fevereiro.
"A Oeste Nada de Novo", adaptação do romance pacifista de 1929 escrito por Erich Maria Remarque, tem 14 nomeações, incluindo melhor filme e melhor realizador para o alemão Edward Berger.
Iguala "O Tigre e o Dragão" (2000) no recorde de nomeações para um filme feito numa língua que não o inglês.
"Nós, os membros da BAFTA, estamos a dizer ao público que ‘não é preciso ter medo das legendas’", disse o presidente da academia, Krishnendu Majumdar, à AFP.
"É uma escolha realmente interessante neste momento" com a invasão russa da Ucrânia, disse Jane Millichip, directora executiva da BAFTA, embora "a perspectiva anti-guerra seja relevante em todos os momentos".
Um dos exemplos mais influentes da literatura anti-militarista, o livro foi traduzido em mais de 60 línguas, vendeu 50 milhões de exemplares em todo o mundo e foi queimado pelos nazis. Remarque também foi perseguido em 1930, teve de se exilar na Suíça e depois nos Estados Unidos.
A tragicomédia irlandesa "Os Espíritos de Inisherin", que ganhou três Globos de Ouro em Los Angeles a 10 de janeiro, foi nomeada dez vezes para os BAFTA Awards, incluindo na categoria de melhor actor com Colin Farrell. O filme conta a história do fim abrupto de uma amizade numa ilha imaginária na década de 1920.
Também dez nomeações teve "Tudo em todo o lado ao mesmo tempo". Michelle Yeoh, que já ganhou o Globo de Ouro, está nomeada para Melhor Actriz pelo retrato da dona de uma lavandaria que viaja por universos paralelos.
Nesta categoria, irá competir com Ana de Armas ("Blonde"), Emma Thompson ("Boa Sorte, Leo Grande"), e Cate Blanchett ("Tár").
A biopic "Elvis" tem nove nomeações, incluindo a de Austin Butler para melhor actor. Também ganhou um Globo de Ouro pelo seu retrato da lenda do rock’n’roll Elvis Presley.
Os prémios BAFTA, tal como os Globos de Ouro, fornecem uma antevisão dos Óscares, que serão atribuídos em março em Los Angeles.