18 Mai 2023 0:03
O realizador espanhol Pedro Almodóvar, que há vinte anos recusou realizar “O Segredo de Brokeback Mountain”, apresentou esta quarta-feira em Cannes uma curta-metragem que acompanha a relação entre dois homens e foi filmada em inglês.
Este ano não há competição oficial para o homem que ganhou o prémio de realização em 1999 por “Tudo sobre a minha mãe” e o prémio de argumento em 2006 por “Volver”, mas Almodóvar marcou presença com um filme de meia hora, “Estranha Forma de Vida”, como o fado de Amália.
Em 1910, o xerife Jake (Ethan Hawke) recebe a visita de um antigo amante, Silva (Pedro Pascal, visto na série fenómeno deste ano “The Last of Us”). Têm uma “noite orgiástica”, nas palavras de Pedro Almodovar, mas o reencontro esconde outros motivos: Jake procura o filho de Silva, que cometeu um crime, e Silva quer convencê-lo a deixá-lo fugir.
O cineasta de 73 anos disse na conferência de impresa que a curta-metragem foi inspirada em “Brokeback Mountain”, onde se narrava a relação homossexual entre dois cowboys numa região montanhosa dos Estados Unidos: o que teria acontecido se estes homens (interpretados em 2005 por Heath Ledger e Jake Gyllenhaal) tivessem ficado juntos?
“Trata-se de dois amantes que reagem de formas totalmente diferentes a uma noite de orgia”, explicou Almodovar após a projecção, muito aplaudida. O realizador espanhol disse ainda em palco, ao lado de Ethan Hawke, que o seu principal objectivo era fazer “um western à sua maneira” e não um “western spaghetti”.
Produzido pela Saint Laurent Productions, o filme apresenta figurinos da casa de moda.
“A minha pesquisa permitiu-me observar que os homens do final do século XIX e do início do século XX se vestiam sempre da mesma maneira e que os xerifes dos westerns estavam sempre bem vestidos (…) Mas faltava cor a tudo isso”, disse Almodóvar.
Quando viu James Stewart com um casaco verde em “The Starving” (1952), de Anthony Mann, atreveu-se a arriscar: “Disse para mim próprio: ufa, cor. Vou poder usar um casaco verde (na personagem de Silva) sem parecer anacrónico”, riu-se.