Saltar para o conteúdo principal

24 Mai 2025

O sul de França está a sofrer um corte de energia que afeta a região oeste dos Alpes Marítimos. A eletricidade faltou pouco depois das 10 da manhã de sábado, hora local (menos uma hora em Lisboa). A autoridade local francesa disse que parte da área sofreu um grande corte de eletricidade, incluindo a cidade de Cannes, que acolhe atualmente o festival de cinema.

Sessões foram interrompidas e as salas evacuadas. Apenas os eventos no Palácio dos Festivais foram retomados graças ao uso de fontes próprias de energia.

As comunicações telefónicas e o acesso à internet estão a ter constrangimentos.

Na Gare de Cannes, onde muitos participantes no festival regressavam a casa, uma multidão aglomerou-se após a circulação ferroviária ter sido suspensa.

Hoje, estão previstas as últimas sessões da competição do Festival de Cannes e a cerimónia de encerramento onde será anunciado o Palmarés. Organizadores e autoridades garantiram à AFP que a cerimónia não será afetada.

A empresa RTE, responsável pela rede elétrica em França, diz em comunicado que o corte de eletricidade “afetou a cidade de Cannes e as comunidades vizinhas, deixando 160 mil casas sem energia”. Garante que as suas equipas da RTE estão “a trabalhar para restabelecer a energia o mais rapidamente possível”.

Ainda de acordo a RTE, citada pelo jornal Nice-Matin, o incidente deveu-se a “um incêndio que atingiu uma subestação de distribuição por volta das 02h45 da manhã na zona de Cannes”. Ao enfraquecimento da rede provocado pelo incêndio juntou-se, pelas 10h00, “a queda de um pilar numa linha que abastece a região de Cannes, perto do lago Saint-Cassien”.

As autoridades referidas pelo mesmo meio avançam que o fornecimento deverá estar reposto pelas 12h30, hora local.

  • CINEMAX - RTP c/ agências
  • 24 Mai 2025 11:51

+ conteúdos