14 Nov 2014 11:33
O número de bilhetes vendidos nas salas de cinema portuguesas durante o mês de outubro subiu 17,9% em comparação com o mesmo período em 2013. Em termos de receita bruta a subida foi ligeiramente inferior, 17,3%.
Apesar desta melhoria, entre janeiro e outubro de 2014, e face ao período homólogo do ano anterior, continua a registar-se uma descida na receita bruta e no número de espectadores nas salas de cinema em Portugal de 5,9 % e 5,5 %, respetivamente.
Os valores fazem parte do relatório mensal divulgado hoje pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual.
"Lucy" mantém-se como a longa-metragem mais vista nas salas portuguesas em 2014 com 308.321 espectadores.
Quanto aos filmes nacionais, a tabela é liderada por "Os Maias", de João Botelho, com 99.147 bilhetes vendidos até 31 de outubro.
Na distribuição, acentua-se a tendência para o domínio de duas empresas: a NOS Audiovisuais, com 59,2% de quota de mercado e a Big Picture (empresa participada pela NOS) com 26,4%. No total, estes dois distribuidores valem 85,6% do mercado português.
A terceira maior empresa, a Pris Audiovisuais, representa apenas 4,5% do mercado de distribuição cinematográfica nacional.
Na exibição, a NOS também domina com 60,1% do total de bilhetes vendidos em 2014. A segunda maior rede de salas é da UCI com 13,0% de quota de mercado. A Cineplace surge já em #3 com 8,9%.