“Batalha Atrás de Batalha” lidera nomeados para os BAFTA
Entre os principais finalistas dos prémios do cinema britânico estão ainda "Pecadores" e "Hamnet".
A comédia negra “Batalha Atrás de Batalha”, lidera as nomeações para os prémios BAFTA de cinema, foi anunciado esta terça-feira. Os vencedores serão revelados a 22 de fevereiro.
O filme em que Leonardo DiCaprio interpreta um revolucionário em declínio cuja filha é raptada, arrecadou 14 nomeações, incluindo cinco para o elenco: DiCaprio e Chase Infiniti (que interpreta a filha) nas categorias de melhores atores principais, e Teyana Taylor, Sean Penn e Benicio del Toro nas categorias de atores secundários. Paul Thomas Anderson concorre aos prémios de Melhor Realizador e Melhor Filme, ao lado de “Pecadores”, “Hamnet”, “Marty Supreme” e “Valor Sentimental”.
O thriller de vampiros “Pecadores”, que celebra a música blues e a cultura afro-americana no sul dos EUA durante a era da segregação, obteve 13 nomeações. Michael B. Jordan foi distinguido pelo papel de gémeos que regressam à terra natal e Ryan Coogler recebeu nomeações para Melhor Realização e Melhor Argumento Original. Wunmi Mosaku concorre a Melhor Atriz Secundária.
“É um grande ano para o cinema. Vemos histórias fortes e ousadas,” afirmou Jane Millichip, presidente executiva da academia britânica, à Reuters. “Há filmes que exploram grandes temas geopolíticos através de perspetivas muito distintas, e outros de caráter mais pessoal.”
Na contagem segue-se o drama histórico “Hamnet” com 11 nomeações. O filme, inspirado no romance de Maggie O’Farrell, recria a relação entre William Shakespeare e a esposa Agnes, após a morte do filho do casal. Jessie Buckley foi nomeada para Melhor Atriz Principal e Paul Mescal para Melhor Ator Secundário, enquanto Chloé Zhao é a única mulher nomeada em Melhor Realizador.
“Hamnet é o filme realizado pela mulher com mais nomeações na história dos BAFTA,” destacou a presidente da academia, Sara Putt, sublinhando o progresso na representação feminina: “Mais de um quarto dos 46 filmes nomeados foram realizados por mulheres.”
Na categoria de Melhor Realizador, Zhao compete com Anderson e Coogler, bem como Josh Safdie (“Marty Supreme”), Yorgos Lanthimos (“Bugonia”) e Joachim Trier (“Valor Sentimental”). “Marty Supreme” somou 11 nomeações, incluindo melhor ator para Timothée Chalamet.
A categoria de Melhor Ator inclui ainda Robert Aramayo (“I Swear”), Ethan Hawke (“Blue Moon”), e Jesse Plemons (“Bugonia”), onde contracena com Emma Stone, também nomeada a Melhor Atriz Principal. Juntam-se-lhe Rose Byrne (“Se Tivesse Pernas Dava-te um Pontapé”), Kate Hudson (“Song Sung Blue”) e Renate Reinsve (“Valor Sentimental”).
Já o musical “Wicked: Para Sempre”, protagonizado por Cynthia Erivo e Ariana Grande, foi ignorado nas categorias de interpretação, conseguindo apenas nomeações para guarda-roupa e maquilhagem e cabelo — mesmo assim, um resultado superior ao dos Oscars, onde não recebeu qualquer nomeação. O filme anterior da saga obtivera sete indicações.
A cerimónia dos BAFTA Film Awards realiza-se em Londres, a 22 de fevereiro.