Ingmar Bergman durante a rodagem de

19 Dez 2018 23:25

Não é, evidentemente, por acaso que a música de Bach pontua vários filmes de Ingmar Bergman (1918-2007). Não se trata, de modo algum, de preencher as cenas com a chamada "música de fundo". Nada disso: o sueco Bergman encontra na música do alemão Bach as ideias e as sensações que podem rimar com os temas e as emoções dos seus filmes — não é uma colagem formal, mas sim uma fusão artística.

 

Esta é a Sarabande da Suite nº 5 de Bach para violoncelo — são sons de uma transparência tão radical que parecem renovar a vibração da vida tanto mais, ou quanto mais, se aproximam da morte. São sons que ouvimos em “Lágrimas e Suspiros”, de 1972, retrato de quatro mulheres assombradas pela morte iminente de uma delas — Bergman filmou-as numa casa de paredes vermelhas porque, segundo ele, as paredes da alma são vermelhas.
Escutemos outra melodia, outros ritmos…

 

… neste caso, um quinteto para piano de Schumann incluído em “Fanny e Alexandre”, de 1983, filme pessoalíssimo, revisitando memórias e traumas de infância — filme que, além do mais, ilustra a relação descomprometida que Bergman sempre manteve com a televisão. Convém não esquecer, por exemplo, que um dos seus trabalhos mais elaborados sobre o mundo do teatro, intitulado “Ritual”, tem data de 1969 e foi inicialmente produzido para televisão. Ou que essa referência exemplar que é “Cenas da Vida Conjugal”, de 1973, começou por ser, tal como “Fanny e Alexandre”, uma série de televisão — nesse caso, com a bênção irónica de Tomaso Albinoni.

 

Há, de facto, uma musicalidade muito especial na obra de Bergman. E tanto mais quanto se trata de uma obra de fascinantes contrastes: do drama intimista de “Luz de Inverno” (1963) ao humor de “A Força do Sexo Fraco” (1964); dos fantasmas religiosos de “O Sétimo Selo” (1957) à perturbante abstracção de “O Silêncio” (1963). Sem esquecer que, pelo menos uma vez, o objectivo foi mesmo celebrar a música em estado puro — Mozart, mais precisamente, “A Flauta Mágica”, num filme de 1975.

 
  • cinemaxeditor
  • 19 Dez 2018 23:25

+ conteúdos