30 Dez 2023
“Barbie”, a fantasia musical filme inspirada na famosa boneca, termina 2023 à frente da lista de sucessos de bilheteira. Lidera o box office mundial, o norte-americano (que continua a ser o maior dos mercados) e foi ainda o filme mais popular em Portugal.
Fenómeno gerado nas redes sociais a partir da coincidência nas datas de estreia, “Barbie” impulsionou também o sucesso de “Oppenheimer”, o imprevisto terceiro maior sucesso mundial.
Em segundo lugar, a animação “Super Mario Bros. O Filme” completa um pódio do box office mundial sem sequelas, algo que não se via desde 2001, quando no topo da tabela estiveram “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, “O Senhor dos Anéis: A Irmandade do Anel” e “Monstros e Companhia”.
Este foi também um ano em que pareceu confirmar-se o declínio dos filmes de super-heróis. Dispendiosos, a precisar de grandes volumes de negócio para compensar os orçamentos inflacionados, os produtos cinematográficos da Marvel e da DC Comics esbarraram num muro de desinteresse que levou a sucessivos falhanços.
“As Marvels” e “The Flash”, cada um com um preço acima dos 200 milhões de dólares, foram desastres financeiros. O mais recente “Aquaman e o Reino Perdido” segue pelo mesmo caminho.
Outros pontos negativos afetaram as produções de Hollywood em 2023. A sétima missão impossível de Tom Cruise, o apregoado salvador da indústria no pós-COVID graças ao sucesso de “Top Gun: Maverick” em 2022, falhou os ambiciosos objetivos, tal como “Indiana Jones e o Marcador do Destino”.
A Disney, após anos de glória, enfrenta não só a provável decadência da Marvel, mas também a falta de brilho das suas longas-metragens de animação, com “Elemental” e “Wish” longe dos resultados de sucessos anteriores.
Prevê-se que o box office a nível mundial em 2023 ultrapasse os 33 mil milhões de dólares, um aumento de 27% em comparação com o ano passado. Antes da pandemia, as vendas nos cinemas a nível mundial ultrapassavam os 40 mil milhões de dólares anuais.
Nos EUA e Canadá, a estimativa da consultora ComScore também é de subida: 8,58 mil milhões de dólares, mais 20 por cento em relação a 2022, a maior receita desde a COVID. Também aqui, porém, ainda abaixo dos níveis anteriores à pandemia, quando o volume anual de negócios atingia os 10 a 11 mil milhões de dólares.
Afetado pela dupla greve de argumentistas e atores que paralisou as linhas de produção durante meses, o calendário de estreias mostrou fraquezas que se refletiram no final deste ano e que vão continuar em 2024. As primeiras previsões estimam que as receitas nos cinemas norte-americanos possam cair 11%.
No entanto, existem outros desafios. À primeira vista, parece claro que entrámos numa fase de transição. O gosto do público parece ter mudado. Os filmes que custam mais de 200 milhões são um risco cada vez maior. Não há a ajuda das receitas da China, que deixou de ser o mercado salvador de blockbusters e se virou para as produções locais, e faltam as receitas dos mercados secundários como o home video, ou a televisão, substituídos pelo streaming que tarda a gerar valor.
Os concertos filmados de grandes estreias mundiais podem ser um caminho alternativo, mas nada é garantido. Se Taylor Swift foi um retumbante sucesso, o resultado do filme-concerto de Beyoncé ficou-se pela mediania.
Os super-heróis vão continuar presentes e nem tudo correu mal nesta área. O terceiro “Guardiões da Galáxia”ainda conseguiu gerar 846 milhões de dólares contra um orçamento de 250 milhões, e Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, chegou aos 691 milhões de dólares com um preço módico de 150 milhões. Será, sobretudo, uma questão de começar a controlar custos e apostar no desenvolvimento das histórias.
O terror continua a ser um bom negócio. Filmes a baixo custo como “Five Nights at Freddy’s O Filme”, ou “The Nun: A Freira Maldita II” ficaram perto dos 300 milhões de dólares com um orçamento de produção inferior a 40 milhões.
E depois há a questão do público adulto. Se há algo a aprender com o fenómeno “Barbenheimer” é que continua a ser possível – e desejável – apostar neste tipo de filmes.
Filmes mais vistos 2022 – Mundo (top 20)
Título | Estúdio | Receita Mundial (em milhões de USD) | |
1 | Barbie | Warner Bros. | 1 441 820 453 |
2 | Super Mario Bros. O Filme | Universal | 1 361 367 353 |
3 | Oppenheimer | Universal | 952 023 130 |
4 | Guardiões da Galáxia Volume 3 | Disney | 845 555 777 |
5 | Velocidade Furiosa X | Universal | 704 875 015 |
6 | Homem-Aranha: Através do Aranhaverso | Sony Pictures | 690 516 673 |
7 | A Pequena Sereia | Disney | 569 626 289 |
8 | Missão: Impossível – Ajuste de Contas – Parte Um | Paramount | 567 535 383 |
9 | Elemental | Disney | 496 307 013 |
10 | Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania | Disney | 476 071 180 |
11 | John Wick: Capítulo 4 | Lionsgate | 440 146 694 |
12 | Transformers: O Despertar das Feras | Paramount | 438 966 392 |
13 | Meg 2: O Regresso do Tubarão Gigante | Warner Bros. | 395 000 317 |
14 | Indiana Jones e o Marcador do Destino | Disney | 383 963 057 |
15 | The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes | Lionsgate | 315 337 500 |
16 | Five Nights at Freddy’s O Filme | Universal | 290 856 732 |
17 | Creed III | United Artists Releasing | 275 248 615 |
18 | The Flash | Warner Bros. | 270 633 313 |
19 | The Nun: A Freira Maldita II | Warner Bros. | 268 067 073 |
20 | Wonka | Warner Bros. | 263 452 717 |
Filmes mais vistos 2022 – EUA (top 20)
Título | Estúdio | Receita (em milhões de USD) | |
1 | Barbie | Warner Bros. | 636 220 453 |
2 | Super Mario Bros. O Filme | Universal | 574 934 330 |
3 | Homem-Aranha: Através do Aranhaverso | Sony Pictures | 381 311 319 |
4 | Guardiões da Galáxia Volume 3 | Disney | 358 995 815 |
5 | Oppenheimer | Universal | 326 089 130 |
6 | A Pequena Sereia | Disney | 298 172 056 |
7 | Avatar: O Caminho da Água | 20th Century Studios | 283 067 859 |
8 | Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania | Disney | 214 504 909 |
9 | John Wick: Capítulo 4 | Lionsgate | 187 131 806 |
10 | O Som da Liberdade | Angel Studios | 184 177 725 |
11 | Taylor Swift: The Eras Tour | – | 179 428 838 |
12 | Indiana Jones e o Marcador do Destino | Disney | 174 480 468 |
13 | Missão: Impossível – Ajuste de Contas – Parte Um | Paramount | 172 135 383 |
14 | Transformers: O Despertar das Feras | Paramount | 157 066 392 |
15 | Creed III | United Artists Releasing | 156 248 615 |
16 | Elemental | Disney | 154 426 697 |
17 | The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes | Lionsgate | 150 198 590 |
18 | Velocidade Furiosa X | Universal | 146 126 015 |
19 | Five Nights at Freddy’s O Filme | Universal | 137 275 620 |
20 | O Gato das Botas: O Último Desejo | Universal | 130 425 380 |
Portugal alinhou pela tendência e “Barbie” foi o filme mais visto do ano. Com cenas rodadas no norte e centro do país, “Velocidade Furiosa X” subiu a #2 diante de “Oppenheimer”, o outro título que deu um verão cheio de público às salas de cinema.
Nas contas provisórias de 2023, é provável que o total de espectadores chegue perto dos 12 milhões, 20% melhor do que no ano passado, mas longe dos 15,5 milhões de 2019, antes da pandemia.
O cinema português volta a ter falta de bons resultados. Só “Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó” passou os 100 mil espectadores. Seguiram-se “Um Filme do Caraças”, “Mal Viver” e a curta “Ice Merchants”.
Na distribuição nota-se a subida da Cinemundo ajudada pelo bom ano da Universal e da Warner Bros. em detrimento de uma NOS a que faltaram grandes sucessos apesar da maior quantidade de lançamentos.
Filmes mais vistos 2022 – Portugal (top 20)
Título | Distribuidor | Espectadores | |
1 | Barbie | Cinemundo | 893 324 |
2 | Velocidade Furiosa X | Cinemundo | 691 439 |
3 | Oppenheimer | Cinemundo | 552 232 |
4 | Avatar: O Caminho da Água | NOS Audiovisuais | 466 999 |
5 | Super Mario Bros. O Filme | Cinemundo | 461 009 |
6 | Elemental | NOS Audiovisuais | 385 233 |
7 | A Pequena Sereia | NOS Audiovisuais | 368 070 |
8 | Missão: Impossível – Ajuste de Contas – Parte Um | NOS Audiovisuais | 356 214 |
9 | Indiana Jones e o Marcador do Destino | NOS Audiovisuais | 295 156 |
10 | Guardiões da Galáxia Volume 3 | NOS Audiovisuais | 234 069 |
11 | Homem-Aranha: Através do Aranhaverso | Big Picture | 224 154 |
12 | John Wick: Capítulo 4 | Pris Audiovisuais | 199 504 |
13 | Meg 2: O Regresso do Tubarão Gigante | Cinemundo | 192 860 |
14 | The Nun: A Freira Maldita II | Cinemundo | 192 273 |
15 | Wish: O Poder dos Desejos | NOS Audiovisuais | 191 677 |
16 | The Hunger Games: A Balada dos Pássaros e das Serpentes | Pris Audiovisuais | 181 058 |
17 | O Gato das Botas: O Último Desejo | Cinemundo | 177 524 |
18 | Napoleão | Big Picture | 171 429 |
19 | Creed III | Cinemundo | 165 572 |
20 | Five Nights at Freddy’s O Filme | Cinemundo | 165 184 |
Filmes mais vistos 2022 – Cinema português (top 20)
Título | Distribuidor | Espectadores | |
1 | Pôr do Sol: O Mistério do Colar de São Cajó | NOS Audiovisuais | 118 620 |
2 | Um Filme do Caraças | Pris Audiovisuais | 24 572 |
3 | Mal Viver | Midas Filmes | 17 448 |
4 | Ice Merchants | Cinemundo | 13 944 |
5 | Amadeo | Ukbar Filmes | 13 491 |
6 | Viver Mal | Midas Filmes | 12 945 |
7 | O Último Animal | NOS Audiovisuais | 7 830 |
8 | Não Sou Nada – The Nothingness Club | Nitrato Filmes | 7 236 |
9 | Great Yarmouth – Provisional Figures | NOS Audiovisuais | 6 798 |
10 | A Sibila | Leopardo Filmes | 6 618 |
11 | Os Demónios do Meu Avô | NOS Audiovisuais | 4 779 |
12 | A Minha Casinha | Pris Audiovisuais | 4 611 |
13 | A Noiva | Leopardo Filmes | 4 423 |
14 | Nayola | NOS Audiovisuais | 3 410 |
15 | Posso olhar por ti | Filmógrafo | 3 164 |
16 | Interdito a Cães e Italianos | Risi Film | 2 897 |
17 | O Que Podem as Palavras | Desafio dos Piratas | 2 262 |
18 | Nação Valente | Terratreme | 2 145 |
19 | Légua | FRMG | 2 127 |
20 | Sombras Brancas | Projetos Paralelos | 2 033 |