31 Dez 2014 12:51
O último fim de semana do ano na América do Norte viu "O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos" manter a liderança da lista de filmes preferidos dos espectadores de cinema nos EUA e Canadá.
Mesmo com a quebra de 25%, o filme de Peter Jackson resistiu a duas estreias que terminaram o primeiro embate nas salas com bons resultados.
"Caminhos da Floresta" o musical Disney, adaptado de um sucesso da Broadway, abriu com 31 milhões de dólares, um valor ligeiramente superior ao de lançamentos anteriores no género. "Os Miseráveis", em 2012, estreou nos 27 milhões, e "Mamma Mia", em 2008, chegou aos 28 milhões, no primeiro fim de semana.
"Invencível", de Angelina Jolie, um drama ambientado na Segunda Guerra Mundial e que segue o difícil percurso de um antigo atleta olímpico, ficou apenas uns milhares de dólares abaixo, com 30,6 milhões. Fez melhor do que outros dois títulos estreados em 2014 cuja ação se passa no mesmo periodo: "Fúria", com o esposo Brad Pitt, ficou pelos 24 milhões e "Caçadores de Tesouros", com George Clooney, fez somente 22 milhões de dólares nos primeiros dias de exibição.
Bastante mais abaixo, o muito falado "The Interview", em apenas 300 salas independentes, espalhadas pelos Estados Unidos, terminou perto dos dois milhões de dólares (quase três se contarmos com os valores do dia de Natal) com uma média por cópia simpática. Foi uma situação de recurso, lembramos, uma resposta de última hora da Sony após as críticas recebidas de vários quadrantes da sociedade e do próprio presidente Barack Obama.
O mais interessante acaba por ser o valor que a Sony Pictures afirma ter obtido em receita bruta por via digital, com o lançamento simultâneo em várias plataformas, incluindo o You Tube e o Google. Os 15 milhões de dólares provenientes do em VOD (video on demand) e cinema, está a fazer muita gente pensar. Sem querer – e quem disser que tudo isto foi planeado está totalmente fora do assunto – abriu-se a caixa de Pandora que os proprietários das grandes cadeias de cinemas mais temem. Um grande filme de uma major foi lançado ao mesmo tempo no grande e no pequeno ecrã.
Os 15 milhões de receita bruta (dos quais o estúdio só verá, grosso modo, metade) atenuam, mas não resolvem, o pequeno buraco financeiro do filme cujos custos totais rondarão os 50 milhões (mais a vergonha e o embaraço associados). Deixam, no entanto, antever possibilidades que não deixarão de ser alvo de muito debate nos próximos tempos.
BOX OFFICE
Título | Distribuidor | Receita do fim-de-semana ($) |
Variação (%) | # de Cópias | Média por cópia ($) |
Receita Acumulada ($) |
Semana | ||
1 | 1 | O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos |
Warner Bros. | $40.920.000 | -25,20% | 3.875 | $10.560 | $168.022.000 | 2 |
2 | – | Caminhos da Floresta |
Buena Vista |
$31.051.923 | – | 2.440 | $12.726 | $46.141.663 | 1 |
3 | – | Invencível | Universal | $30.621.445 | – | 3.131 | $9.780 | $46.055.845 | 1 |
4 | 2 | À Noite no Museu: A Tumba do Faraó |
Fox | $20.202.008 | 18,1% | 3.914 | $5.161 | $54.732.724 | 2 |
5 | 3 | Annie | Sony | $16.500.000 | 4,0% | 3.197 | $5.161 | $45.735.000 | 2 |