22 Mai 2016 20:05
Alguns dos títulos em exibição em Cannes já têm distribuição garantida em Portugal. Do lado da NOS, até ao momento, foram anunciadas as compras de direitos para "Cafe Society", de Woody Allen, filme de abertura, fora de competição, com lançamento previsto para 20 de outubro. Também das ante-estreias não competitivas do certame, a NOS irá estrear "Bons Rapazes", policial retro com Russell Crowe e Ryan Gosling, a 26 de maio; "O Amigo Gigante", de Steven Spielberg, a 7 de julho; "Blood Father", que recupera Mel Gibson como personagem de ação, a 8 de setembro; e "Hands of Stone", com Robert de Niro, a 6 de outubro.
Entre os títulos que competiram pela Palma de Ouro, a NOS anunciou "Loving", drama sobre um casamento multirracial nos EUA dos anos 50, a muito elogiada realização de Jeff Nichols, com Joel Edgerton e Ruth Negga que, na melhor das hipóteses só chegará ao público lá para o final do ano, já dentro da corrida aos Oscars.
Da secção paralela, Un Certain Regard, a NOS garantiu "Dancer" e "Hell or Highwater".
A Leopardo Filmes, terá no seu catálogo cinco filmes da competição oficial: "La Fille Inconnue", de Jean-Pierre e Luc Dardenne, sétima presença dos irmãos belgas na corrida pela cobiçada Palma de Ouro, prémio que já venceram por duas vezes com "Rosetta" (1999) e "A Criança" (2005); "Paterson", com Adam Driver, de Jim Jarmusch; "Ma Loute", comédia policial de Bruno Dumont protagonizada por Fabrice Luchini, Juliette Binoche e Valeria Bruni Tedeschi; "Bacalaureat", do consagrado Cristian Mungiu, um regresso à competição após ter vencido a Palma de Ouro em 2007 com "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias"; "Sieranevada", de outro romeno, Cristi Puiu; e o muito falado "The Neon Demon", de Nicolas Winding Refn, o mesmo realizador de "Drive".
Da secção Un Certain Regard, a Leopardo garantiu a nova longa-metragem do japonês Kore-Eda Hirokazu, "After the Storm".
De entre os títulos que passaram em Cannes fora de competição a distribuidora de Paulo Branco terá direitos sobre o documentário "Gimme Danger" sobre a banda Stooges, de Iggy Pop, segunda obra do norte-americano Jim Jarmusch presente na edição 2016 do festival francês.
Do lado da Midas, as compras em Cannes trouxeram "Elle", de Paul Verhoeven, "Aquarius", do brasileiro Kleber Mendonça Filho, e "I, Daniel Blake", de Ken Loach, três filmes que estiveram na corrida à Palma de Ouro.
A Alambique anuncia a compra de dois filmes da competição oficial: "Juste La Fin Du Monde", de Xavier Dolan, premiado em 2014 por "Mamã", que regressa com um novo drama onde reúne grandes nomes do cinema francês como Marion Cotillard, Léa Seydoux, Vincent Cassel, Nathalie Baye e Gaspard Ulliele; e "Rester Vertical" de realizador Alain Guiraudie, que assinou também "O Rei da Evasão" e "O Desconhecido do Lago". Da Quinzena dos Realizadores, a Alambique garantiu "Neruda", do argentino Pablo Larraín, uma evocação da vida do poeta Pablo Neruda, com Gael García Bernal.
De acordo com a distribuidora, os três filmes terão estreia nos cinemas no último trimestre de 2016.
Da secção principal de Cannes, a Outsider anunciou "Mal de Pierres", de Nicole Garcia, com Marion Cotillard, Louis Garrel, Alex Brendemühl e Brigitte Roüan, a história de uma mulher presa num casamento infeliz na França do pós-guerra.
Por fim, a Pris Audiovisuais já havia garantido o novo de Pedro Almodóvar. "Julieta" tem estreia prevista para 13 de setembro. Além disso o catálago da Pris inclui "The Last Face" de Sean Penn (seleção oficial em competição) e "Capitain Fantastic", de Matt Ross, exibido no Un Certain Regard onde recebeu o prémio da realização.