08 Abr 2024
Vem aí mais uma edição do Festival de Cannes. A poucos dias do anúncio dos selecionados, olhamos para os títulos já garantidos e para os mais sérios candidatos a um lugar na Croisette.
A sessão de abertura fica a cargo da comédia “Le Deuxième Acte” de Quentin Dupieux, com Léa Seydoux. Como é tradição em Cannes, o filme exibido na primeira noite será lançado em simultâneo nas salas de cinemas francesas.
Fora de competição, mas em estreia mundial, George Miller apresenta “Furiosa: Uma Saga Mad Max”, a continuação do épico em tons distópicos num mundo onde água e combustível são bens escassos e preciosos. Anne Taylor Joy encabeça o elenco.
Outras escolhas já anunciadas incluem a realizadora de “Barbie”, Greta Gerwig, que será a presidente do júri que vai atribuir a Palma de Ouro, enquanto Xavier Dolan liderará a segunda secção competitiva, Un Certain Regard.
Nas habituais entrevistas antes do festival, o diretor artístico Thierry Frémaux manteve a reserva para evitar revelações antes de tempo, mas acabou por dar dois filmes como quase certos.
Francis Ford Coppola pode regressar a Cannes 45 anos depois de “Apocalypse Now” com o projeto pessoal “Megalopolis”. “Seria uma honra recebê-lo de volta” confessa Frémaux sobre a hipótese de receber o cineasta com quem tem excelente relação.
Com o sucesso de “Pobres Criaturas” ainda bem próximo, o grego Yorgos Lanthimos é outro nome quase garantido. “Kinds of Kindness”, filmado em pouco tempo e envolto em segredo, volta a juntar Emma Stone e Willem Dafoe. Jesse Plemons, Margaret Qualley e Hong Chau completam o elenco de uma narrativa onde se misturam um polícia inquieto pelo facto de a esposa desaparecida no mar ter regressado uma pessoa diferente e uma mulher em busca de alguém com um poder especial.
Com menos filmes norte-americanos devido aos efeitos da greve em Hollywood no final do ano passado, Frémaux garante que está preocupado em aumentar a presença de mulheres realizadoras na competição e abre a porta à Netflix, mas sempre fora de competição. Cannes, diz o diretor do festival, continua a defender a primazia do lançamento de filmes em sala. “Uma boa regra” que garante não ser sua, mas proveniente do coletivo que gere os destinos do evento.
Já no campo das probabilidades e dos rumores, há um filme português com hipóteses de integrar a competição principal. “The Grand Tour”, de Miguel Gomes, é um dos títulos falados. Crista Alfaiate é uma mulher abandonada que persegue um noivo em fuga interpretado por Gonçalo Waddington.
Também nos prováveis a circular pela imprensa internacional está o novo projeto de Jacques Audiard, vencedor da Palma de Ouro em 2015 com “Dheepan”, que apresenta “Emilia Perez”, uma comédia musical sobre o traficante de droga mexicano que mudou de sexo para evitar ser preso, com Karla Sofia Gascon, Zoe Saldaña e Selena Gomez.
“Les Femmes au Balcon”, segunda longa-metragem de Noémie Merlant, também poderá ser um dos filmes a competir pela Palma de Ouro.
Outros filmes na lista de possibilidades são “The Shrouds” de David Cronenberg, com Vincent Cassel como um viúvo que tenta descobrir forma de falar com os mortos; “Limonov, The Ballad of Eddie” com Ben Whishaw, do russo exilado Kirill Serebrennikov; “Bird”, de Andrea Arnold, com Barry Keoghan; ou a biografia de Donald Trump realizada por Ali Abbasi (o mesmo de “Holy Spider”).
A 77.ª edição do Festival de Cannes decorre de 14 a 25 de maio. O anúncio dos filmes da seleção oficial será feito na quinta-feira, 11 de abril.