

Cannes 2025: os prováveis seleccionados
Entre os filmes que poderão brilhar na Croisette estão blockbusters como "Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final", com Tom Cruise, e dramas de autores consagrados como Jim Jarmusch, Joachim Trier, ou os irmãos Dardenne.
11 Mar 2025
A pouco mais de um mês da conferência de imprensa que revelará a seleção oficial do próximo Festival de Cannes, começa a desenhar-se a lista de filmes que poderão integrar a competição e as secções paralelas.
Entre os títulos a anunciar em meados de abril pelo diretor artístico Thierry Frémaux, destaca-se a possibilidade de “Missão: Impossível – O Ajuste de Contas Final” repetir o sucesso de “Top Gun: Maverick” em 2022 como um dos grandes destaques fora de competição, garantindo a presença mediática de Tom Cruise. Outra forte hipótese é a de a primeira parte da cinebiografia de Charles de Gaulle, realizada por Antonin Baudry, poder ocupar o espaço reservado às grandes produções francesas, como fez “O Conde de Montecristo” na edição anterior.
Jim Jarmusch, um habitual em Cannes, poderá regressar com “Father, Mother, Sister, Brother”, protagonizado por Adam Driver, Cate Blanchett e Charlotte Rampling. Já os irmãos Dardenne, vencedores de duas Palmas de Ouro com “Rosetta” (1999) e “A Criança” (2005), poderão apresentar “La Maison maternelle”, um drama social sobre jovens mães em situações vulneráveis.
Na Croisette, outro forte candidato é “Sentimental Value”, um drama familiar do norueguês Joachim Trier, que volta a colaborar com Renate Reinsve, premiada como melhor atriz em 2021 por “A Pior Pessoa do Mundo”. Arnaud Desplechin, presença assídua em Cannes, concluiu “Une Affaire”, um drama sobre um amor impossível com Charlotte Rampling e François Civil. Por sua vez, Oliver Hermanus, celebrado por “Moffie” (2019), poderá trazer “The History of Sound”, um drama de época com Paul Mescal e Josh O’Connor, centrado em dois homens que registam as vozes e histórias da América rural após a Primeira Guerra Mundial.
Do Brasil, dois realizadores despontam como possíveis entradas na corrida à Palma de Ouro: Karim Aïnouz, com “Rosebush Pruning”, com Callum Turner, Elle Fanning, Riley Keough e Pamela Anderson; e Kléber Mendonça Filho, que poderá apresentar “O Agente Secreto”, uma trama de espionagem passada no Recife durante a ditadura militar, na esperança de repetir o impacto de “Bacurau” (2019), distinguido com o Prémio do Júri.
Na imprensa especializada, surge ainda o nome da alemã Mascha Schilinski, que, após “A Filha”, presente na Berlinale de 2017, poderá estrear-se na competição de Cannes com “The Doctor Says I’ll Be Alright, But I’m Feelin’ Blue”, a história de quatro mulheres numa zona rural. No campo das estreias na realização, Scarlett Johansson poderá apresentar “Eleanor The Great”, sobre a improvável amizade entre uma mulher de 90 anos da Florida e uma estudante de 19 anos de Nova Iorque.
A inclusão de novos cineastas na seleção oficial parece desafiante num ano onde não faltam obras de realizadores consagrados. É o caso de Spike Lee que reinterpreta um policial de Akira Kurosawa em “Highest 2 Lowest”, com Denzel Washington, Ilfenesh Hadera e Jeffrey Wright; de Richard Linklater com “Nouvelle Vague”, a história da produção de “O Acossado” onde Zoey Deutch é Jean Seberg e Guillaume Marbeck será Jean-Luc Godard; ou ainda de Terrence Malick, sempre imprevisível nos prazos de conclusão dos seus filmes, que poderá regressar com “The Way of the Wind”, um filme sobre episódios da vida de Jesus, interpretado por Géza Röhrig, Matthias Schoenaerts, Mark Rylance e Joseph Fiennes.
Outros candidatos incluem “Couture”, de Alice Winocour, com Angelina Jolie como uma cineasta que cruza caminhos com duas mulheres durante a Semana da Moda em Paris; e “Eddington”, de Ari Aster, um western com tom de comédia negra protagonizado por Joaquin Phoenix, Emma Stone, Pedro Pascal e Austin Butler.
Raoul Peck poderá apresentar “Orwell”, um documentário sobre a vida e obra do autor de “1984”. Entre os títulos mais esperados, contam-se ainda “The Disappearance of Joseph Mengele”, de Kirill Serebrennikov, “Silent Friend”, da húngara Ildikó Enyedi, e “The Avenging Silence”, de Nicolas Winding Refn.
O 78.º Festival de Cinema de Cannes decorrerá de 13 a 24 de maio de 2025, com a atriz francesa Juliette Binoche a suceder a Greta Gerwig na presidência do júri.