"Boy" é o primeiro filme do realizador Bruno Gascon. É um thriller psicológico sobre privação de liberdade e sobre o que acontece quando alguém passa muito tempo a sós com os seus pensamentos.
A curta-metragem conta a história de uma pessoa que está confinada a um espaço fechado e é obrigada a lidar com os seus mais profundos medos. Metaforicamente esta acaba por ser também uma crítica à realidade que nos aprisiona e da qual muitas vezes somos feitos reféns por vontade própria.
O filme foi produzido sem qualquer tipo de apoio financeiro e as rodagens decorreram durante 18 horas seguidas, num monte alentejano em Vendas Novas.
O ator Duarte Grilo preparou-se para o papel emagrecendo diversos quilos em apenas 15 dias, não tomou banho e deixou crescer a barba e as unhas. No filme utiliza uma corrente como adereço que pesava mais de 30 quilos
O seu desempenho recebeu o prémio de melhor ator em curta-metragem no Macabre Faire Film Fest 2015
"Boy” foi seleccionado para 12 festivais de cinema nacionais e internacionais. Foi considerado melhor filme no festival Área de Contenção no Cartaxo e recebeu o "Rising Star Awards no festival internacional do filme do Canadá 2015.
Bruno Gascon licenciou-se em cinema na SAE, escola de tecnologias media em Amsterdão. Atualmente concluiu a sua segunda curta-metragem, "Vazio", que aborda a temática da depressão e do suicídio. Essa curta-metragem foi realizada com o objectivo de alertar para este drama e chamar a atenção para o trabalho realizado pela Linha SOS VOZ AMIGA.
Vazio Official Teaser from Vazio on Vimeo.
Na mesma sessão serão exibidas duas curtas-metragens em parceria com o Super 9 e o Cinanima 2015.
"Onde Quer Que Vás, Lá Estarás", de Sara Barbas, sobre três mulheres que vivem distantes mas cujos percursos culminarão num único e revelador final junto.
Sara Barbas ganhou o prémio de melhor jovem realizador do no ano Cinanima 2008. "Onde Quer que Vás…" foi o filme de graduação da realizadora no mestrado em arte de animação e recebeu os prémios de melhor filme curto em festivais no México e Grã-Bretanha.
O filme mobile da semana é "13th Floor" do video artista Luís Mendes, uma curta-metragem realizada em Petrópolis, Rio de Janeiro. Luis Mendes filmou um conto de terror infantil num edifício com elevadores muito antigos, e o protagonista é o seu sobrinho que tinha 8 anos quando o filme foi feito.