Antes das longas-metragens "15 Pontos da Alma", "Florbela" e "O Amor é Lindo… Porque Sim!", o realizador Vicente Alves do Ó realizou três curtas-metragens. Primeiro "Entre o Desejo e o Destino", depois "Castelo no Ar"…
"A Assassina Passional Está Louca!" (2010) é a mais recente e conta a história de Paula (Ana Lúcia Palminha), uma executiva de sucesso que descobre a traição quando chega a casa depois de um dia de trabalho.
O título da curta é uma frase de diálogo de um filme interpretado por Joan Crawford chamado "Volúpia do Crime" (1964). Vicente Alves do Ó realizou uma hilariante variação sobre o cliché cinematográfico da lésbica homicida
A acção decorre numa casa e tudo acontece durante uma cena que dura 8 minutos que cortam a respiração. É uma única cena cheia de voltas, reviravoltas e peripécias que são determinadas pelo desejo sexual, o fetichismo e o amor.
Em termos artísticos sobressaem a banda sonora original da responsabilidade de Nuno Miranda e o genérico, extremamente criativo, da autoria de Barbel Buck.
"A Assassina passional Está Louca!" nunca foi exibido na televisão nem estreou comercialmenrte. O filme integrou a seleção de curtas-metragens do festival Queer Lisboa onde ganhou o prémio do público.
O CINEMAX estreia a curta-metragem na RTP 2 numa altura que a mais recente longa-metragem do realizador, "O Amor é Lindo… Porque Sim!" pode ser visto nos cinemas.