A lenda do Barqueiro da Beira Baixa inspirou o realizador Bruno Rosa.
A história popular transmitida de forma oral perde-se no tempo e conta que numa noite fria de outono, um barqueiro fanfarrão e avarento faz o favor de ajudar uma bela moça a atravessar o rio. No meio de uma longa espera e sob a ameaça de uma trovoada iminente, as palavras e a valentia do barqueiro vão ser postas à prova…
Este drama protagonizado por Alexandre Barata, Pedro Bernardino e Mia Tomé foi rodado nas Aldeias do Xisto e nas margens do rio Zêzere.
"O Homem que Remava o Barco" é o quarto filme de Bruno Rosa e foi realizado na universidade da Beira Interior.
A curta-metragem foi exibida em 13 festivais de cinemas, nomeadamente no Take One! – 22º Festival Internacional de Cinema de Curtas Vila do Conde, Caminhos do Cinema Português, Figueira Film Art (prémio de fotografia), Gardunha fest (prémio do público para ficção).
Nesta mesma sessão exibiremos "Inquérito Privado" de Henrique Bento, fótografo, realizador, produtor, argumentista, filósofo, autor de sete filmes, formado em vídeo, comunicação e multimédia na Universidade Lusófona de Lisboa.
"Inquérito Privado" foi um filme rodado sem orçamento e foi finalista do prémio ZON Criatividade.
O flme conta a história de Leopoldo, homem apaixonado pela sua filha Dora, e que enfrenta esse fantasma através duma alucinação com "outra personagem".
Finalmente vamos conhecer o alemão Sven Dreesbach, storyeller visual, autor do filme "Willow Creek".
Esta é a primeira curta-metragem de Sven Dreesbach, que integrou as equipas de feitos bisuais dos filmes "Zodiaco" e "O Estranho Caso de Benjamin Buton", de David Fincher.
Trata-se de um filme rodado com iPhone, na costa da Califórnia, e está na competição da 2ª edição do festival mobile Super 9.