O realizador Simão Cayatte inspirou-se nas investigações da historiadora Irene Flunser Pimentel sobre o condição das mulheres na sociedade portuguesa durante o Estado Novo para imaginar a história que filmou em "Menina".
Em Lisboa, 1971, uma jovem ‘mulher do lar’ começa a desconfiar do marido. Numa atitude corajosa decide segui-lo e descobre uma realidade que mudará a sua vida.
"Menina" é um retrato familiar que assume uma narrativa densa e misteriosa, abordando a atuação dos agentes da PIDE, Polícia Internacional e Defesa do Estado.
Simão Cayatte é argumentista, realizador e actor. Estudou teatro em Londres e cinema na Universidade de Columbia como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente prepara a sua primeira longa-metragem.
"Menina", o filme mais recente de Simão Cayatte ("A Viagem" e "Miami" são as curtas-metragens anteriores), estreou-se no IndieLisboa 2016, recebeu o prémio do público na competição anual 2018 do Shortcutz Ovar, e o prémio Sophia para melhor curta-metragem de ficção (2017) da Academia Portuguesa de Cinema.