No passado mês de novembro os realizadores Pedro Caldeira e Paulo Graça participaram na competição de cinema 48 Hour Film Project (48 HFP), edição de Castelo Branco, com o filme "O Arquivo", onde foram premiados em 9 categorias, incluindo melhor filme.
A competição do 48HFP tem um âmbito internacional, existindo desde 2001 e estando actualmente presente em 130 cidades.
O conceito exige que em apenas 48 horas cada equipa terá de fazer uma curta-metragem, desde a conceção da ideia, à escrita, produção, filmagem, composição musical, e edição.
Para cumprir a ideia das 48 horas, há diversos elementos obrigatórios que só são desvendados no arranque do fim-de-semana, como o género cinematográfico (que é sorteado calhando um diferente a cada equipa), uma personagem, um objecto, e linha de diálogos (estes três escolhidos pela organização e comuns a todas as equipas).
Em Castelo Branco, a dupla de realizadores entrou no concurso respeitando os seguintes critérios: fantasia (género), atleta (personagem), folha de papel em branco (objeto), "não abras essa porta" (linha de diálogo).
O film e foi produzido pela Tripé, companhia de produção de Paulo Graça e Pedro Caldeira, reunindo amigos próximos que formam a estrutura de produção, rodagem e montagem.
"O Arquivo" recebeu 9 prémios nas categorias de filme, público, argumento, música, uso de objeto, uso da frase, personagem, guarda-roupa, e menção honrosa para o ator Pedro Branco.
Cada filme vencedor de todas as edições do 48 Hour Filp Project representa a sua cidade/país no festival Filmapalooza em Atlanta, nos Estados Unidos, onde se reúnem os representantes de equipas de todo o mundo. O festival decorreu esta semana e consagrou o filme realizado na cidade de Amesterdão com o primeiro prémio.
Na mesma sessão exibiremos em estreia na televisão portuguesa o filme animado "Nossa Senhora da Apresentação", de Abi Feijó, uma curta-metragem baseada num poema do neorrealista Álvaro Feijó, em 1940.
O filme está incluído na competição nacional da 15ª Monstra, Festival Animado de Lisboa, competindo pelo prémio SPA, Sociedade Portuguesa de Autores/Vasco Granja.
Finalmente iremos conhecer o trabalho criativo de Temujin Doran, uma talento do cinema mobile.