A Rua da Estrada é um conceito que emerge sobre os escombros da dupla perda da ‘cidade’ e do ‘campo’ e da oposição convencional entre o ‘urbano’ e o ‘rural’.
Em "A Rua da Estrada" percorrem-se as estradas nacionais, com a sua muito peculiar paisagem – sismógrafo do tempo que passa. Lida pelo olhar avisado do geógrafo Álvaro Domingues, uma viagem por Portugal, tal qual é.
Trata-se do décimo e mais recente filme de Graça Castanheira, tendo sido exibido no festival de curtas metragens de Vila de Conde e foi distinguido com o prémio de melhor documentário na 2ª edição do Arquiteturas Film Festival em Lisboa.
O documentário foi produzido pela Curtas Metragens no âmbito do projeto Estaleiro envolvendo um grupo de estudantes de cinema do Porto que integraram a equipa técnica do filme.
Graça Castanheira é uma cineasta portuguesa da área do documentário, formada na Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi distinguida no festival Doc Lisboa 2006 com uma menção honrosa para melhor documentário com "Logo Existo". Faz parte do grupo fundador da Apordoc – Associação pelo Documentário.
O filme é exibido em parceria com o 23º Festival de Curtas de Vila do Conde que decorrerá entre 4 e 12 julho.
Nesta sessão iremos conhecer João Pereira, um jovem realizador que aos 19 anos realizou quatro curtas metragens. A primeira, chamada "18", foi realizada quando tinha 16 anos, seguiram-se a comédia "Feira de Óbitos", e "Tudo de Novo", e finalmente, "Sem Saída", de 2014.
O seu mais recente filme é um thriller melodramático envolvendo os atores Francisco Arraiol e Maria de Sousa. "Sem Saída" é projetado nesta sessão.
Finalmente, em parceria com o Super 9, festival de filmes mobile, iremos destacar a plataforma Minimov.