03 Abr 2024

“Le deuxième acte”, uma comédia do realizador francês Quentin Dupieux, protagonizada por Léa Seydoux, Vincent Lindon, Louis Garrel e Raphaël Quenard, abrirá o 77.º Festival de Cannes a 14 de maio, anunciaram os organizadores na quarta-feira.

O filme com pouco mais de uma hora de duração será programado fora de competição e terá lançamento simultâneo nas salas de cinema francesas.

Aos 49 anos, Quentin Dupieux estabeleceu-se como prolífico realizador de cinema e um dos principais nomes do humor absurdo em França, com 13 longas-metragens em 17 anos. É também uma estrela da música eletrónica sob o pseudónimo Mr. Oizo e, nos últimos três anos, alargou o seu público com obras como “Incroyable mais vrai”, “Yannick” e “Daaaaaali”.

“Le deuxième acte” é a sua primeira colaboração com Léa Seydoux, Vincent Lindon e Louis Garrel, e a quarta com Raphaël Quenard, que revelou em “Yannick”.

O filme é “uma narrativa em torno do trabalho do ator”, sublinha o festival num comunicado de imprensa.

O Festival de Cannes, que decorre de 14 a 25 de maio, deverá anunciar a seleção oficial a 11 de abril.

Entre os mais fortes candidatos estão “Megalopolis” o grandioso projeto auto-financiado de Francis Ford Coppola com Adam Driver e Forest Whitaker, a adaptação do livro “Limonov” do escritor francês Emmanuel Carrère pelo realizador russo Kirill Serebrennikov, e um musical de Jacques Audiard passado no mundo do tráfico de droga no México.

O festival escolheu a americana Greta Gerwig, realizadora de “Barbie”, um dos maiores sucessos de bilheteira do ano passado, para presidir ao júri encarregado de escolher o sucessor de “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, que ganhou a Palma de Ouro em 2023.

Cannes já tinha anunciado outro filme fora de competição, “Furiosa”, baseado na saga pós-apocalíptica Mad Max de George Miller, bem como o nome da mestra das cerimónias de abertura e encerramento, a atriz Camille Cottin.

  • CINEMAX - RTP c/ AFP
  • 03 Abr 2024 18:11

+ conteúdos