

Denzel Washington recebe prémio surpresa em Cannes
O ator norte-americano, que está pela primeira vez no festival, recebeu uma Palma de Ouro honorária surpresa durante a estreia do filme "Highest 2 Lowest", de Spike Lee.
O ator norte-americano Denzel Washington recebeu uma Palma de Ouro honorária surpresa no Festival de Cinema de Cannes, na segunda-feira à noite, em reconhecimento pela sua notável carreira, afirmaram os organizadores.
Washington, de 70 anos, esteve no sul de França para a estreia do último filme do realizador americano Spike Lee, “Highest 2 Lowest”, uma adaptação do filme japonês “High and Low”, de Akira Kurosawa.
Em 50 anos de carreira no cinema, foi a primeira vez que o ator participou no Festival de Cannes.
Washington, a quem se juntaram os colegas A$AP Rocky e Jeffrey Wright na passadeira vermelha, interpreta David King no thriller criminal que marca a quinta vez em que trabalha com Spike Lee.
Os papéis no cinema do vencedor de dois Óscares vão desde o ativista negro Malcolm X a um heroico piloto alcoólico em “Flight”. O seu papel de detetive desonesto em “Dia de Treino” valeu-lhe o segundo Óscar em 2002, após a primeira vitória em 1990 pelo épico passado durante a Guerra de Secessão, “Glória”.
Também realizou e protagonizou o filme de 2007 “The Great Debaters”, sobre um professor que treinou uma equipa de debate de uma faculdade negra dos EUA até à glória nacional, e produziu e protagonizou o drama “Antwone Fisher”.
Robert De Niro também recebeu uma Palma de Ouro honorária, anunciada antecipadamente, na cerimónia de abertura do festival na semana passada, onde usou o discurso de aceitação para apelar a protestos contra o Presidente dos EUA, Donald Trump.