4 Fev 2022 14:09

O documentário "Cesária Évora", de Ana Sofia Fonseca, terá estreia mundial no festival South by Soutwest que decorre de 11 a 19 de março na cidade norte-americana de Austin. É a primeira longa-metragem portuguesa que integra a seleção oficial do festival texano.

Negra, pobre, mulher, Cesária Évora não tinha nada a não ser a voz que a transportou, de um país pouco conhecido, até aos palcos mundiais. A artista cabo-verdiana surge num retrato íntimo, com canções inéditas, filmagens de arquivo nunca antes vistas e entrevistas. O filme acompanha as suas lutas e o seu sucesso, da pobreza ao estrelato.

Integrado na secção 24 Batidas por Segundo, mostra de sons, cultura e influência da música e dos músicos, com ênfase no documentário, "Cesária Évora" estará na companhia de filmes que recordam a história dos King Crimson ("In the Court of the Crimson King", de Toby Amies); traçam a biografia da cantora Sheryl Crow, ou recordam o antigo vocalista dos Chumbawamba, Dunstan Bruce.

A programação deste ano inclui 99 longas-metragens, 76 das quais em estreia mundial, 111 curtas-metragens, apresentações de 24 videos musicais, 11 séries e episódios-piloto, e ainda 29 projetos em realidade aumentada, designados por XR Experience projects.

Deste alinhamento, destacam-se "Apollo 10 1/2: A Space Age Childhood", de Richard Linklater, inspirado nas recordações de infância do realizador, ou "The Lost City", protagonizado por Channing Tatum e Sandra Bullock.
O festival South by Southwest decorrerá em formato híbrido, com público nas salas em Austin e também online.
  • CINEMAX
  • 4 Fev 2022 14:09

+ conteúdos