O primeiro "Rocky", com Sylvester Stallone, foi um sucesso inesperado, arrebatando o Óscar de melhor filme de 1976 ("Taxi Driver" era um dos nomeados) e gerando a mais bem sucedida "franchise" de Hollywood em torno do pugilismo — isto, claro, para além de ter promovido Stallone à condição de estrela.
Foi há mais de 40 anos, mas o novo documentário de Derek Wayne Johnson arredonda as contas: "40 Years of Rocky: the Birth of a Classic" (VOD nos EUA, a partir de 9 de junho) evoca a gestação de "Rocky", utilizando muito material inédito recolhido durante a rodagem. O narrador é o próprio Stallone.
Derek Wayne Johnson não é estranho a este tipo de projectos. Em 2017, realizou "John G. Avildsen: King of the Underdogs", precisamente sobre o realizador de "Rocky"; entretanto, está a ultimar "Stallone: Frank, That Is", sobre Frank Stallone, actor, músico e cantor, irmão mais novo do intérprete de Rocky.
A "franchise" de "Rocky" conta com um total de oito títulos, seis centrados
na personagem de Rocky Balboa (o último dos quais, lançado em 2006, se chama, precisamente, "Rocky Balboa") e dois — "Creed" (2015) e "Creed II" (2018) — sobre o filho de Apollo Creed, rival de Balboa.
Em maio de 2019, no Festival de Cannes, Stallone admitiu a hipótese de fazer um novo filme sobre Rocky; entretanto, tudo indica que vá acontecer um "Creed III", actualmente em fase de escrita do argumento.