29 Ago 2024

O documentarista vencedor de um Óscar, Errol Morris, estreou o seu mais recente trabalho no Festival de Cinema de Veneza, na quinta-feira, analisando uma das políticas mais contestadas do ex-presidente Donald Trump – a separação de famílias na fronteira entre os EUA e o México.

“Separated” analisa a forma como a administração Trump começou discretamente a separar as crianças dos pais, num esforço para dissuadir os migrantes de entrarem ilegalmente nos Estados Unidos.

“Deus sabe que tenho uma opinião muito forte sobre várias políticas da administração Trump, mas a ideia de que, de alguma forma, se magoariam crianças por uma questão de política parecia impensável”, disse Morris aos repórteres.

“O que imaginavam eles que estavam a fazer, ou como justificavam este comportamento? Depois de uma sequência de entrevistas, torna-se claro que havia uma espécie de falta de reflexão, o que é talvez a parte mais assustadora”, disse.

A administração Trump lançou a sua política de “tolerância zero” em abril de 2018 como forma de desencorajar as travessias, incluindo as das famílias. Ao abrigo desta política, os pais eram acusados de crimes de imigração e enviados para a prisão, enquanto as crianças eram internadas em abrigos.

Trump, um republicano, pôs fim a esta prática em junho de 2018, entre reações negativas no país e no estrangeiro.

O documentário, baseado num livro do jornalista da NBC Jacob Soboroff, deixa claro que as sucessivas administrações republicanas e democratas têm lutado para encontrar formas de lidar com a migração em massa através da fronteira sudoeste dos EUA.

Citando dados do governo, o documentário de Morris afirma que pelo menos 4.227 crianças foram retiradas dos pais durante o período de separação das famílias, sendo que mais de 1.000 ainda vivem separadas.

“Separated” baseia-se em entrevistas com funcionários norte-americanos que testemunharam de perto a política de Trump e recorre a uma recriação dramática de um rapaz a ser retirado à mãe para realçar a situação das famílias que procuram uma vida melhor nos Estados Unidos.

  • CINEMAX - RTP c/ Reuters
  • 29 Ago 2024 21:29

+ conteúdos