30 Abr 2020 13:13
A edição 2020 do Festival de Cinema de Locarno foi cancelada. É a mais recente mostra do género a reconhecer a impossibilidade de levar a cabo uma edição 2020 nos moldes tradicionais por causa da crise de saúde global.
Em substituição do formato habitual, os organizadores anunciaram ontem uma alternativa temporaria destinada a apoiar os cineastas independentes intitulada "Locarno 2020 – For the Future os Films".
O plano de contigência revelado pretende reduzir o mais possível os riscos de saúde para os participantes, de acordo com o presidente do festival, Marco Solaro, que abre a porta a eventuais sessões presenciais mas sempre em formato muito reduzido e dependente da evolução da doença no cantão de Ticino, onde fica a cidade suíça.
A diretora artística, Lili Hinstin recusa a hipótese de estreias online durante o mês de agosto e reforça que Locarno deve continuar assumir o seu papel como "elo de ligação entre filmes, indústria e público".
As ações concretas não foram ainda reveladas. Os organizadores prometem um plano detalhado para as próximas semanas, mas não deixam de referir que o principal objetivo será "apoiar os cineastas obrigados a interromper os seus projetos, contribuindo para produções locais e internacionais que estão paradas devido à pandemia através da atribuição de Prémios Leopardo e outros."