Faleceu Richard Attenborough, figura nobre do cinema inglês
Actor, produtor e realizador, figura prestigiada da produção cinematográfica inglesa, Sir Richard Attenborough faleceu com 90 anos de idade.
Provavelmente, para muitos espectadores das gerações mais recentes, Sir Richard Attenborough foi, sobretudo, a personagem de John Hammond, o cientista que começa por acreditar na possibilidade de fazer reviver os dinossauros na Terra, em "Parque Jurássico" (1993), de Steven Spielberg. O certo é que a sua carreira, iniciada na década de 40, possui uma impressionante diversidade, conferindo-lhe a dimensão de uma figura nobre da história do cinema inglês — há cerca de seis anos limitado por crescentes problemas cardíacos, Attenborough faleceu no dia 24 de Agosto, cinco dias antes de completar 91 anos.
A sua consagração internacional deu-se através de “Gandhi” (1982), sobre o líder indiano que, através da filosofia da não violência, fez frente ao domínio do Império Britânico. O filme arrebataria oito Oscars, dois dos quais para Attenborough: melhor filme (porque ele era produtor) e melhor realizador — ganhou, aliás, os BAFTA das mesmas categorias.
Estreou-se na realização em 1969, com “Oh! What a Lovely War/Viva a Guerra!”, comédia musical sobre a Primeira Guerra Mundial baseada no musical com o mesmo título. Pouco mais tarde, em 1971, compôs a personagem que é, provavelmente, a mais conhecida de toda a sua carreira: John Christie, um serial killer na Londres de finais dos anos 40, retratado no thriller “Violador de Rillington”, dirigido por Richard Fleischer.
+ conteúdos
-
Cinema
MISERICÓRDIA: intimidade e solidão na França rural
-
Cinema
ON FALLING: a dor, o silêncio e o trabalho
-
Cinema
Festa do Cinema Italiano anuncia programa da 18.ª edição
-
Curtas
Il Corto: AMINA e ANIMALIST
-
Cinema
Edgar Pêra aproxima Pessoa e Lovecraft com inteligência artificial
-
Cinema
“Branca de Neve”: Disney tenta afastar polémicas
-
Curtas
A 25.ª Monstra no CINEMAX Curtas
-
Cinema