8 Fev 2023 12:55
O cinema do realizador Elio Petri, que olhou de forma crítica para a sociedade italiana, vai ser exibido na íntegra a partir de finais de março na Festa do Cinema Italiano, em Lisboa, revelou a organização.
"Original, mordaz, anticonformista, Elio Petri (1929-1982) foi um dos grandes nomes do cinema italiano, que hoje, mais do que nunca, é importante lembrar", sustenta a Festa do Cinema Italiano, que organizará a retrospetiva integral na Cinemateca Portuguesa.
Este será um dos focos da 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano, que arranca a 29 de março em Lisboa e que se vai estender por duas dezenas de cidades portuguesas até julho.
Sobre Elio Petri, a Festa do Cinema Italiano destaca, entre outros, os filmes "Inquérito a um Cidadão Acima de Qualquer Suspeita" (1970), premiado nos Óscares, e "A Classe Operária Vai Para o Paraíso" (1971), Palma de Ouro em Cannes.
A Cinemateca Portuguesa, parceira nesta retrospetiva, exibirá 11 longas-metragens de ficção e "alguns documentários de curta e média metragem" de um cineasta que tinha "um olhar bastante crítico e cáustico da sociedade italiana saída do período do chamado milagre económico italiano, do pós-Guerra ao final da década de 1960".
A associação Il Sorpasso, que organiza a Festa do Cinema Italiano, anunciará mais tarde a programação deste ano, referindo que o conceito desta edição remete para "um imaginário de férias, de viagem e para a estética dos dias de sol nas praias italianas".