17 Nov 2016 15:45
A Filmin, uma plataforma de serviço pago de exibição online de cinema independente, começa a operar a partir de quarta-feira em Portugal e conta no catálogo com alguns filmes portugueses, em parceria com exibidoras nacionais.
Criada em 2008 em Espanha, a Filmin, terça-feira apresentada em Lisboa, é uma plataforma de ‘video on demand’ (VoD) dedicada ao cinema independente, ou seja, é um serviço de exibição online de filmes, mediante uma subscrição, para visualização em computadores, telemóveis, ‘tablets’ ou televisão.
Em Portugal a plataforma estará disponível com um catálogo inicial de cerca de 500 filmes, entre os quais recente produção portuguesa – fruto de parcerias com exibidoras e produtoras portuguesas -, como "Cartas da guerra", de Ivo M. Ferreira, "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, "É na Terra não é na Lua", de Gonçalo Tocha, e "Alentejo, Alentejo", de Sérgio Tréfaut.
A operar em Espanha e também no México, com mais de 300 mil utilizadores, a Filmin chega a Portugal "numa altura de grandes mudanças em relação à forma como vemos filmes", sustenta a direção da plataforma.
"Existe uma grande vontade de ver cinema, em contraste com um número sempre maior de produções de qualidade que não conseguem alcançar visibilidade no mercado", sublinhou, em comunicado.
A par daqueles filmes portugueses, o lançamento da plataforma em Portugal contará, por exemplo, com a antestreia online do documentário "Eis o admirável mundo em rede", de Werner Herzog, "uma coleção dos primeiros flmes de Luchino Visconti, um especial dedicado a Jim Jarmusch e uma homenagem a Isabelle Huppert".
A Filmin nasceu em Espanha fruto da colaboração entre distribuidores e produtores de cinema espanhol, com o apoio do programa Media, da Europa Criativa. A plataforma é ainda uma das fundadoras da EuroVoD, a associação europeia de plataformas ‘video on demand’ de cinema independente.
A exibidora Alambique Filmes, as produtoras Midas Filmes, O Som e a Fúria, Ukbar Filmes e Terratreme, as associações Il Sorpasso, Portugal Film, e os festivais Queer Lisboa, Monstra e Festa do Cinema Italiano, estão entre os parceiros da Filmin em Portugal.
A Filmin começa a operar em Portugal numa altura em que já existem outros serviços de subscrição semelhantes, disponíveis para televisão ou via internet, como o Netflix.