12 Jan 2022 19:30
A edição de 2022 do Festival de Cinema de Berlim começa a 10 de Fevereiro com a projecção de "Peter von Kant", do realizador francês François Ozon, com Isabelle Adjani, anunciaram quarta-feira os organizadores.
"Estamos particularmente satisfeitos por acolher François Ozon de volta ao festival e por abrir a próxima edição com o seu filme", disseram os organizadores da Berlinale num comunicado. O festival decorre de 10 a 16 de Fevereiro na capital alemã.
"Para a abertura, procurávamos um filme que pudesse trazer leveza e ímpeto à nossa sombria vida quotidiana", explica.
Peter von Kant é uma "adaptação livre" do filme do realizador alemão Rainer Werner Fassbinder "As Lágrimas Amargas de Petra von Kant". De acordo com a Berlinale, é "um tour de force cinematográfico através do conceito de confinamento".
O filme reúne Isabelle Adjani, Denis Menochet, duas vezes nomeada para um César, e a actriz alemã Hanna Schygulla, uma antiga musa de Fassbinder.
Vários filmes de François Ozon já foram exibidos na selecção oficial da Berlinale, incluindo "Grâce à Dieu", Grande Prémio do Júri em 2019, e "Huit Femmes" que será novamente exibido este ano como parte de uma homenagem a Isabelle Huppert, que receberá um Urso de Ouro honorário a 15 de Fevereiro.
"É um grande prazer e uma honra regressar a Berlim, com o qual só tenho boas recordações, 22 anos após a estreia de "Gouttes d’eau sur pierres brûlantes", também adaptado de Rainer Werner Fassbinder", disse Ozon, citado no comunicado de imprensa da Berlinale.
O júri do maior festival de cinema da Europa depois de Cannes e Veneza é presidido nesta 72.ª edição pelo realizador americano M. Night Shyamalan. O festival deste ano será realizado, em grande parte, com presença de público, após uma edição totalmente online em 2021.
Com público, mas com cuidado
Com a variante Omicron do coronavírus a espalhar-se na Alemanha, o Festival de Cinema de Berlim terá público presente, mas usará apenas metade do número de lugares e os espetadores terão de estar vacinados, ou recentemente recuperados de uma infecção por COVID-19, ou mostrar um teste negativo recente, bem como usar máscara. Não se realizarão festas, ou eventos públicos, apesar de se manter uma versão reduzida da passadeira vermelha à entrada das salas de cinema, confirmaram os organizadores.
Este ano, o festival será ligeiramente mais curto do que o normal. A Berlinale começa a 10 de Fevereiro, culminando na cerimónia de entrega de prémios a 16 de Fevereiro, onde serão entregues, os Ursos de Ouro e de Prata.
Quatro dias depois, os filmes do festival serão mostrados em salas de cinema abertas ao público na zona de Berlim.
O esforço é apoiado pelo governo. "Queremos que o festival envie um sinal a toda a indústria cinematográfica, às salas de cinema e aos cinéfilos, e à cultura como um todo. Precisamos de cinema, precisamos de cultura," disse Claudia Roth, ministra alemã da cultura e dos média.