09 Jan 2025

Pelo menos cinco pessoas morreram nos ferozes incêndios que assolaram Los Angeles na quarta-feira e que ameaçam agora o bairro de Hollywood, cujos habitantes receberam ordens de evacuação.

A zona foi evacuada quando as chamas começaram a devorar as colinas na noite de quarta-feira, a poucas centenas de metros de Hollywood Boulevard e do famoso Chinese Theater.

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles emitiu uma ordem de evacuação para as pessoas que se encontravam na área situada entre a Hollywood Boulevard, a sul, a Mulholland Drive, a norte, a 101 Freeway, a leste e a Laurel Canyon Boulevard, a oeste – todos endereços emblemáticos da indústria do entretenimento.

Nessa zona situa-se o Dolby Theater, onde se realizam os Óscares. O anúncio das nomeações foi adiado de 17 para 19 de janeiro devido ao incêndio, segundo os organizadores. A entrega dos Critics Choice Awards, que deveria ter lugar no domingo, foi adiada duas semanas.

Os incêndios também perturbaram a indústria cinematográfica: a produção de vários filmes, séries e programas de televisão, incluindo o talk show “Jimmy Kimmel Live” e a série “Grey’s Anatomy” foi suspensa, várias anteestreias de filmes foram canceladas e o parque temático Universal Studios Hollywood encerrou.

As licenças de filmagem foram revogadas em Pasadena e noutras zonas a leste de Los Angeles, a pedido dos bombeiros.

Um pequeno foco de incêndio ardeu por cima da Hollywood Boulevard e do conhecido Passeio da Fama. O famoso letreiro de Hollywood e o Observatório Griffith estão perto, do outro lado da autoestrada 101, mais acima nas colinas.

Casas de atores destruídas

Outro incêndio deflagrou também durante a noite no bairro vizinho de Studio City, alarmando as autoridades.

Várias celebridades de Hollywood encontram-se entre as dezenas de milhares de pessoas que receberam ordens de evacuação. Mark Hamill, mais conhecido pelo seu papel de Luke Skywalker na saga “Guerra das Estrelas”, anunciou no Instagram que teve de abandonar a sua casa em Malibu, uma estância popular para as estrelas, na terça-feira. O mesmo sucedeu a Jamie Lee Curtis, Mandy Moore e Maria Shriver.

Shriver, jornalista e ex-primeira-dama da Califórnia quando era casada com o ex-governador Arnold Schwarzenegger, disse que a destruição na sua propriedade foi devastadora. “Tudo desapareceu. O nosso bairro, os nossos restaurantes”, escreveu numa rede social, na quarta-feira. “Os bombeiros deram e estão a dar o seu melhor”, acrescentou Shriver, “mas este incêndio é enorme e está fora de controlo”.

A vencedora de um Óscar, Jamie Lee Curtis, disse que estava a salvo, mas acrescentou que “a minha comunidade e possivelmente a minha casa estão a arder”.

Mandy Moore, conhecida pela série de televisão “This is Us”, disse que ela e a sua família fugiram devido à proximidade das chamas. “Não sei se a nossa casa sobreviveu”, acrescentou nas redes sociais.

A casa dos atores de Hollywood Leighton Meester (da série “Gossip Girl”) e Adam Brody (da série “The O.C.”) terá sido um dos edifícios destruídos.

Um dia após ter saído da sua casa em Pacific Palisades, o ator James Woods, disse que “todas as casas à nossa volta estavam a arder”. “Estávamos literalmente no epicentro do incêndio quando começou”, disse Woods, conhecido por papéis em “Ghosts of Mississippi” e “Any Given Sunday”, na CNN, na quarta-feira. “Havia tanto fogo. Era como um inferno”.

Faltam bombeiros e água

Cerca de 1 500 edifícios foram destruídos e mais de 100 mil habitantes da megalópole americana foram obrigados a fugir perante as chamas.

Los Angeles está a ser varrida por “ventos com força de furacão combinados com condições de seca extrema”, resumiu a Presidente da Câmara, Karen Bass, numa conferência de imprensa na quarta-feira à noite.

No meio de enormes nuvens de fumo negro, as rajadas de vento atingiram 160 km/h na quarta-feira, transportando por vezes as brasas durante quilómetros. As rajadas de vento estão a diminuir gradualmente, mas os serviços meteorológicos mantêm o alerta para ventos fortes até sexta-feira.

O primeiro incêndio deflagrou na terça-feira de manhã nas colinas do bairro de Pacific Palisades. Desde então, o número de fogos multiplicou-se rapidamente nos subúrbios a norte da cidade. Consumiu mais de seis mil hectares e centenas de edifícios e outras estruturas nas colinas entre Santa Mónica e Malibu, descendo o Topanga Canyon até chegar ao Oceano Pacífico na terça-feira. A direção do vento, que soprava em direção ao mar, ajudou a evitar que as chamas se dirigissem à zona mais populosa de Los Angeles.

“Não temos bombeiros suficientes no condado de Los Angeles para fazer face a esta situação”, declarou Anthony Marrone, chefe dos bombeiros do condado de Los Angeles, na manhã de quarta-feira.

A cidade de Altadena assemelha-se a uma zona recentemente bombardeada, com edifícios ainda em chamas e casas reduzidas a cinzas.

Começa também a faltar água com três reservatórios que abasteciam bocas de incêndio esvaziados pelo incêndio em Pacific Palisades.

  • CINEMAX - RTP c/ agências
  • 09 Jan 2025 08:05

+ conteúdos