17 Fev 2023 11:31
Ao receber o Globo de Ouro pelo seu papel em "Os Espíritos de Inisherin", Colin Farrell citou os habitantes de Achill Island e Inis Mor, ilhas irlandesas que já estão a beneficiar da exposição oferecida pelo filme.
"Somos todos uma grande família", disse o actor irlandês, antes de citar Jenny, o burro em miniatura do filme. Desde então, o filme, realizado nas ilhas ao largo da costa ocidental da Irlanda, recebeu 10 nomeações para os prémios Bafta e nove para os Óscares que serão entregues em Março.
"Claro que estamos a fazer figas", disse à AFP Chris McCarthy, responsável pelo turismo da ilha de Achill que graceja: "Aceitamos a vitória em qualquer uma das nove nomeações, não somos exigentes!"
Entre julho e novembro de 2021, a imponente paisagem da ilha com penhascos escarpados, turfa e praias encantadoras foi transformada para as filmagens.
Purteen Harbour, no leste da ilha, foi transformada de aldeia piscatória numa rua portuária com lojas ao estilo de 1920.
O pub onde grande parte da ação tem lugar foi criado de raiz no topo das falésias sopradas pelo vento na costa sudoeste da ilha de Achill.
Uma atmosfera atlântica
Segundo Chris McCarthy, o realizador Martin McDonagh queria que os actores "sentissem o ar do Atlântico" quando abrissem a porta. "É algo que não conseguiam recriar no estúdio", explica no local as gotas de água do mar atravessam os penhascos.
As filmagens impulsionaram a economia local, injectando 1,7 milhões de euros numa área com menos de três mil habitantes.
A ilha procura agora tirar partido da exposição dada pelo filme para impulsionar o turismo. Cada vez que as filmagens, ou um discurso de agradecimento de prémios se tornam virais online, as reservas sobem.
Mick Lynch, proprietário do Lynott’s, um pub na Ilha de Achill, confirma que o filme já está a despertar a curiosidade dos visitantes. Entre as lembranças que enfeitam as paredes do estabelecimento está a tesoura com que Colm, interpretada por Brendan Gleeson, corta os seus dedos.
Lynch conta que a casa com paredes de pedra encimadas por um telhado de colmo foi originalmente uma prisão do século XVI – é que é a versão real do pub criado para o filme. "Se estas paredes pudessem falar, que histórias contariam", ele muses. Durante a rodagem, o bar serviu de ponto de encontro para Brendan Gleeson e Pat Shortt, o vilão do filme.
Visitas guiadas
Em dezembro, a cantora americana Taylor Swift, fã de "Os Espíritos de Inisherin", pediu que o pub do filme fosse montado de novo para que pudesse visitá-lo. Não é preciso", diz Mick Lynch, "ela pode vir aqui".
Alan Gielty, gerente de uma empresa de autocarros de turismo, a Achill Coaches, criou uma visita guiada pelos locais de rodagem. Um dos seus veículos vai receber em breve uma nova pintura inspirada no filme. "Durante o mês passado, muitas pessoas vieram ver as paisagens do filme", diz ele. "Já há muito interesse, vou estar muito, muito ocupado".
Madeline Condell, uma das 120 figurantes do filme, diz que a ilha já está repleta de excitação por causa dos Óscares e que estão previstas várias festas para essa noite."É como se a beleza da região também merecesse um Óscar", diz ela, "é um lugar tão encantador e qualquer pessoa que o visite apaixona-se por ele".