31 Mar 2017 23:09
"Colo", de Teresa Villaverde, é o filme de abertura do 14º IndieLisboa e será exibido a 3 de Maio no Cinema São Jorge, anunciou hoje a organização. "Colo" teve estreia mundial no Festival de Cinema de Berlim.
"I Am Not Your Negro", o documentário de Raoul Peck sobre o escritor James Baldwin, é a sessão de encerramento do festival, a 14 de Maio no Grande Auditório da Culturgest.
"Colo" é descrito como uma reflexão actual e quase serena, sobre o caminho comum das sociedades europeias de hoje, sobre o isolamento e a perplexidade diante das dificuldades que vão surgindo, sobre a vida nas cidades e dentro das famílias. É um filme em tensão crescente que nunca chega a explodir.
O ambicioso projecto de James Baldwin, "Remember This House", poderia ter sido um dos grandes livros sobre a história negra dos Estados Unidos da América. O documento, que serviria para contar a história de Medgar Evers, Malcolm X e Martin Luther King Jr., nunca saiu da gaveta do autor, que acabaria por falecer com apenas 30 páginas escritas. "I Am Not Your Negro", de Raoul Peck, parte desta história para fazer uma radiografia das lutas pelos direitos civis nos EUA, problematizando as questões da raça em Hollywood e na sociedade americana dos últimos 30 anos. Com narração de Samuel L. Jackson, o documentário usa as palavras originais de Baldwin e material de arquivo inédito. O filme é apresentado em anteestreia e terá depois estreia comercial a 18 de Maio pela distribuidora Midas Filmes.