Saltar para o conteúdo principal

02 Fev 2026

Sessão do CINEMAX CURTAS dedicada a João César Monteiro (1939-2003) com a exibição da primeira curta-metragem de ficção do cineasta no aniversário do seu nascimento, a 2 fevereiro 1939, e da data da sua morte, a 3 fevereiro 2003, e numa altura em que decorre uma retrospetiva integral da sua obra nos cinemas, em cópias restauradas pela Cinemateca Portuguesa.

“Quem Espera por Sapatos de Defunto Morre Descalço” nasce de um projeto coletivo nunca finalizado sobre provérbios populares portugueses. João César Monteiro assumiu a realização deste segmento, rodado de forma precária em película de 16 mm. A fotografia de Acácio de Almeida regista o percurso de dois amigos mergulhados na miséria que recorrem à mendicidade. Num dos episódios centrais, a dupla recebe um embrulho que contém os sapatos de um falecido, materializando o adágio popular que dá título à obra.

É o primeiro papel no cinema de Luís Miguel Cintra através da personagem do exausto Lívio. Distante da estrutura narrativa convencional, estabelece os alicerces temáticos e visuais que Monteiro refinaria nas décadas seguintes.

QUEM ESPERA POR SAPATOS DE DEFUNTO MORRE DESCALÇO (1971, Portugal, Ficção, 33 minutos)

O primeiro filme de João César Monteiro e Luís Miguel Cintra

As tribulações de dois amigos que, em desespero, começam a pedir esmola de porta em porta e recebem um embrulho que inclui, literalmente, um par de sapatos de um defunto.

Sessão CINEMAX RTP CURTAS, apresentada por Tiago Alves.

HORÁRIOS: estreia TERÇA, 3 de fevereiro, 23h00. Repete SÁBADO, 6 de fevereiro, às 24h00, sempre na RTP2.

  • Cinemax
  • 02 Fev 2026 15:52

+ conteúdos