5 Set 2015 0:32
Johnny Depp interpreta James Bulger, um mafioso irlandês que esteve foragido durante 16 anos e foi detido pelo FBI em 2011.
"Black Mass – Jogo Sujo" observa as atividades ilegais de Bulger desde os anos 70 até 1994 e o papel que desempenhou como informador do FBI através da relação de proximidade com um amigo de infância que trabalhava como agente da polícia federal.
Bulger prestou informações que foram decisivas para o FBI desmantelar a máfia italiana de Boston. Com essa colaboração ganhou um estatuto privilegiado que lhe permitiu atuar impunemente e prosperar graças a diversos negócios ilegais.
É um filme que tem a particularidade de ficcionar a realidade atual de um grupo de mafiosos contemporâneo e que ficciona, a partir de dados verídicos, a vida de um dos últimos gangsters e que chegou a estar no topo da lista dos mais procurados pelo FBI ao lado de Osama Bin Laden.
O argumento valoriza diversas figuras fundamentais que são muito bem interpretadas destacando-se Joel Edgerton no papel do agente do FBI com quem Bulger contacta, Benedict Cumberbatch interpretando o irmão de Bulger que chegou a ser um senador respeitado, e Peter Sarsgaard no papel de um toxicodependente. Rory Cochrane, W. Earl Brown, Jesse Plemons e Scott Anderson estão ótimos nos papéis dos quatro colaboradores diretos do mafioso.
Todos os atores valorizam o desempenho de Johnny Depp que procura mudar o seu registo mais recente, descolando dos papéis em filmes fantasistas para interpretar uma personagem mais adulta.
É um papel sombrio e complexo e que implica uma valorização psicológica da personagem, algo que Johnny Depp gosta imenso disso.
Nota-se a capacidade de Depp para acentuar o perfil frio, determinado e agressivo de um mafioso distinto mas a sua representação é prejudicada pela caraterização excessiva: a testa prolongada artificalmente para acentuar a calvíce e as estranhas lentes de contacto que servem para clarear os seus olhos.
Este papel poderá colocá-lo na corrida ao Óscar, mas não é inevitável que isso suceda e dependerá muito da quantidade de bons desempenhos masculinos que vão surgir até final do ano. Nesta altura parece mais certo que Joel Edgerton venha a ser nomeado na categoria secundária.