18 Mai 2023 12:55
A Quinzena dos Cineastas, secção que decorre em paralelo ao Festival de Cannes, abriu este ano com um programa dedicado ao norte de Portugal, inserido na Fábrica dos Realizadores.
Na coordenação do lado nacional esteve a produtora Bando à Parte, de Rodrigo Areias, sediada em Guimarães.
O programa consistiu na produção, escrita e realização de curtas-metragens com jovens estruturas, técnicos e cineastas do norte de Portugal, em parceria com realizadores internacionais.
Andre Guiomar e Mya Kaplan (Israel) criaram “Espinho”, onde Téo, um adolescente mal-humorado, conhece o novo padre da sua aldeia rural, acabado de chegar de Moçambique. À medida que se aproximam, estabelecem um elo de atracção espiritual.
Da colaboração entre Mário Macedo e Dornaz Hajiha (Irão) surge “Maria”, sobre uma mulher que passa os dias na ruidosa metalúrgica dos sogros. Oprimida pela violência dos homens, tem de cuidar da cunhada e da sobrinha, mas uma revolução começa a borbulhar dentro dela.
“As Gaivotas Cortam o Céu” resultou da parceria entre Mariana Bártolo e Guillermo García López (Espanha). Situado num intenso clima de mudança, tem como fundo uma crise no cais do Porto. Clara, a proprietária de um bar de pescadores ameaçado de encerramento, encontra nos braços de Raquel, empregada de mesa nos navios de cruzeiro, o único refúgio para exprimir medos e contradições.
A exibição dos filmes desta North Factory é complementada com a apresentação de projetos de longas-metragens onde Ana Guiomar, Mário Macedo e Mariana Bártolo – com Melanie Pereira, cujo filme não chegou a ser mostrado – tentarão garantir apoios para novos voos junto dos profissionais da indústria cinematográfica presentes.
Antes do festival, o CINEMAX CURTAS da RTP2, dedicou um programa a estes jovens talentos onde foram exibidas algumas das suas obras anteriores.
A 55.ª edição da Quinzena dos Realizadores decorre de 17 a 26 de maio.