16 Set 2014 22:16
Leonardo DiCaprio foi escohido pelas Nações Unidas para receber o título de Mensageiro da Paz para a Mudança do Clima. O ator foi também convidado para falar durante a proxima Cimeira do Clima que terá lugar a 23 de setembro, em Nova Iorque.
"Sinto a obrigação moral para falar neste momento chave na história humana – este é um momento para a ação. A resposta à crise climática nos próximos anos irá, provavelmente, determinar o destino da humanidade e do nosso planeta", disse DiCaprio num comunicado. "É uma honra aceitar o papel de Mensageiro da Paz das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e apoiar o Secretário-Geral nos seus esforços para lidar com uma das questões mais importantes que enfrentamos como comunidade global", acrescentou.
O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, referiu-se ao novo Mensageiro da Paz dizendo: “O Sr. DiCaprio é uma voz credível no movimento ambientalista e tem uma plataforma considerável para amplificar a sua mensagem". Sobre a nomeação, mostrou-se "Feliz por ele ter aceite juntar a sua voz aos esforços da ONU para aumentar a consciência de que é necessário agir agora para combater as alterações climáticas".
Dois dias antes da Cimeira do Clima, a 21 de setembro, a fundação Clinton vai homenagear o ator pelo seu empenha na defesa das causas ambientais durante um evento de gala, em Manhattan, que contará com a presença do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, da sua mulher, a ex-Secretária de Estado Hillary Clinton, e da filha de ambos, Chelsea Clinton.
O forte envolvimento de Leonardo DiCaprio nas questões ambientais surgiu em 1998, quando criou uma fundação com o seu nome para apoiar ações de proteção da biodiversidade, das florestas e oceanos e de zonas selvagens em perigo. A mesma fundação apoia também a luta contra os factores que contribuem para as alterações climáticas que poderão colocar em perigo a vida no planeta.
Nos últimos anos, o título de Mensageiro da Paz foi concedido pela ONU a
nomes importantes de Hollywood como Edward Norton, Michael Douglas,
Charlize Theron, ou George Clooney.